Todas as lâmpadas comuns dos semáforos de Natal deverão ser trocadas nos próximos 30 dias. O objetivo é melhorar a luminosidade e reduzir o consumo em até noventa por cento. O projeto do Governo Federal será executado por meio de convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (Cosern).

De acordo com as explicações dadas pelo secretário adjunto de Trânsito da Semob, Haroldo Maia, as lâmpadas comuns serão substituídas por LED, um diodo emissor de luz que ao ser energizado emite luz visível. “É uma iluminação melhor, mais econômica (com redução de consumo em até 90%) e com maior durabilidade”. Haroldo salienta que o projeto será executado pela Cosern.

De acordo com ele, Natal tem hoje 196 semáforos instalados nos cruzamentos de ruas e avenidas sob a jurisdição da Semob, além dos existentes nas avenidas Roberto Freire, Via Costeira, João Medeiros Filho e Rota do Sol, vias estaduais cuja responsabilidade de gestão cabe ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte – Detran.

Entre os 196 semáforos controlados pela Semob, revela Haroldo Maia, 45 deles contam com manutenção corretiva e preventiva realizada por empresa terceirizada. Eles estão localizados nos corredores das avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Prudente de Morais e Romualdo Galvão. Nessas vias, onde existe a “Onda Verde”, os sinais são sincronizados.

A manutenção dos outros 151 semáforos restantes é feita por equipe própria da Semob, acrescenta Haroldo. Segundo ele, a equipe é composta por um engenheiro (chefe do setor) e 12 eletricistas distribuídos em duas equipes cujo trabalho é desenvolvido das 7h às 22h. “Na gestão dos semáforos são aplicados cerca de 20% dos recursos arrecadados com as multas de trânsito”, revelou.