Na manhã desta terça-feira (18), mais uma etapa do programa Planta Natal foi realizada na cidade. Desta vez, a Avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta, recebeu 19 novas mudas da árvore nativa pata-de-vaca, em parte da extensão da calçada. O projeto, é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e é um exemplo de ação positiva realizada pela Prefeitura de Natal com o meio ambiente. 

Segundo Danielle Mafra, Secretária Executiva de Natal e coordenadora do projeto, o Planta Natal é essencial para a cidade e o bairro de Cidade Alta: “A calçada é uma obra que foi recém finalizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que deixou os espaços para que pudéssemos fazer uma calçada além de acessível, arborizada, possibilitando-nos a colaborar de fato com o microclima da Avenida Rio Branco. Teremos no futuro, uma Avenida multi-florida, com uma imagem bem bonita do ambiente”, pontuou ela. As árvores também têm o papel de trazer sombra natural para a cidade, amenizando o calor para os consumidores e comerciantes que transitam pelas mediações. 

Até então, Natal já plantou mais de 13 mil mudas como parte do projeto e possui a meta de alcançar a marca de 20 mil árvores plantadas até 2024. De acordo Thaís Balbino, técnica agrícola da Semsur, o Planta Natal é um avanço em vários sentidos: “É de importância para o florestamento, a educação ambiental e o incentivo de plantios nos centros urbanos, como se fosse um consórcio entre natureza e urbanização”, explicou, explicando como a modernização das cidades não deve andar separada do meio ambiente. 

O projeto ainda incentiva o envolvimento dos comerciantes da região com as ações, lembra a secretária: “Todos os lojistas também podem ser colaboradores desse momento, com aguação e observando o crescimento e desenvolvimento das mudas plantadas”, afirmou, fazendo o importante convite para comerciantes da Avenida Rio Branco. 

A sociedade civil também pode contribuir com o Planta Natal, adotando áreas verdes, se voluntariado para ficarem responsáveis pelo cuidado em localidades que recebem os plantios, ou fazendo doações garajaus e tutores, importantes instrumentos para a realização das plantações. 

Basta acessar o formulário na página virtual (www.plantanatal.com.br) e preencher os itens conforme o interesse: "Adoção de mudas", “Plantio voluntário” ou "Solicitação de Plantio" e “Planta Natal no Seu Bairro”.