Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) notificaram, na última segunda-feira (17), 167 imóveis da rua José Lira, situada no bairro do Potengi, Zona Norte de Natal por despejo de água servida em via pública. A ação é o resultado de uma vistoria realizada pelos agentes ambientais em conjunto com uma equipe da secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), que estiveram no local e constataram a ocorrência dessas águas.

Segundo o supervisor Geral de Fiscalização Ambiental, Leonardo Almeida, que esteve à frente da operação, havia recorrentes denúncias de que no local havia corriqueiramente acúmulo de água, o que provocava mau cheiro. Para isso, foi montada uma operação para fazer uma vistoria em conjunto com a Seinfra para identificar o problema. Ao chegar no local os agentes constataram que havia ao longo da via muitos imóveis direcionando suas águas para a sarjeta.

Durante a vistoria, foi verificado que assim como os imóveis, comércios locais também estavam promovendo o lançamento dos efluentes, a partir de águas de piscina, ar condicionados, canos de drenagem eram direcionados para a rua, por exemplo. Outro problema observado pelos técnicos da Seinfra foi a grande quantidade de sarjetas obstruídas com concreto, o que dificulta a identificação dos imóveis responsáveis pelo descarte irregular desses efluentes.

“Como não havia condições de identificar quem estava jogando essas águas, porque praticamente todas as sarjetas estavam obstruídas, resolvemos notificar os moradores da rua a cessar o lançamento dos efluentes e desobstruir as sarjetas”, disse Almeida. Para isso, foi dado prazo de 15 dias para o cumprimento das providências de redistribuição dos efluentes, tamponamento e desobstrução das sarjetas.

Para o supervisor, o lançamento de águas servidas para a via pública “é um quadro de poluição indescritível porque compromete a saúde dos moradores e afeta o bem-estar da população. Além disso, provoca o agravamento de problemas ambientais, entre eles como a impermeabilização do fundo da lagoa de drenagem e o crescimento da vegetação no entorno dela, influenciando na proliferação de vetores, como as arboviroses”, destaca Leonardo.

Para casos de lançamento de esgoto ou água servida, a população deve denunciar à Ouvidoria da Semurb através do telefone (84) 3616-9829, segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br