Em um mundo que carece de valores, a pauta de violência nas escolas é destaque recente no imaginário nacional, e os rumores acerca de episódios de violência na educação, preocupam a comunidade escolar. Pensando em discutir a temática e inspirar a empatia nos estudantes, as unidades de ensino da Rede Municipal de Natal promovem nesta quinta-feira (20), uma série de eventos sobre Paz nas Escolas, como por exemplo, nesta manhã na Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, com apresentações musicais dos professores e diálogo com os estudantes sobre a importância de conscientização e preservação de um ambiente escolar virtuoso.

“A música é a linguagem dos espíritos”, disse o poeta Khalil Gibran. Partindo dessa premissa, Fábio Rogério de Oliveira Cruz, professor do Coral Tralala existente na escola, contou sobre como um momento de música tem capacidade de influenciar positivamente a harmonia no ambiente escolar. “Apresentamos duas músicas que sintonizam esse sentimento. A Paz, de Roupa Nova e Paz Pela Paz, do Nando Cordel. Tem muitas pessoas que falam que a música é trazer paz. Podemos perceber isso quando são juntas as letras compostas para essa finalidade de acalmar o coração, deixando essa sensação de harmonia em todo o ambiente, sobretudo diante desse clima que as escolas vivem no Brasil. É muito importante passar esses sentimentos para as crianças”, explicou.

Presente na ocasião e com a previsão de realizar mais visitas em escolas, o secretário em substituição legal, Aldo Fernandes de Sousa Neto, conversou com os estudantes”. Para que possamos continuar nessa vida cheia de percalços e barreiras, a gente precisa ter a força e essa força vem em primeiro lugar de casa, com os nossos pais e irmãos mais velhos. Também os nossos professores, assim como eles e elas, eu também sou professor e passo por isso todos os dias. Hoje mais do que nunca, é o dia de vocês brincarem mais, estudarem mais, falarem mais, se abraçarem mais, quebrando qualquer intenção de raiva e rancor. Hoje eu vim ouvir vocês. Cada um recebeu a letra da música e vou ficar sentado só ouvindo vocês”, comentou o secretário.

Para o estudante do 5º ano, Gabriel William Dias Fernandes, a paz é o amor e carinho. “É quando a gente sente compaixão pelo próximo. Compaixão para mim significa ajudar alguém quando essa pessoa precisa de ajuda”, afirmou o estudante de 11 anos.

Quando perguntada sobre a importância da paz, Sarah Estefany Santos Brilhante, também estudante do 5º ano, falou o que o conceito significa para ela. “Se trata de união, fraternidade e família. A paz é importante porque o mundo está tão violento e precisamos dela, para reduzir essa violência”, clamou a menina de 10 anos.