Nesta terça-feira, o prefeito Álvaro Dias se reuniiu na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, com a diretoria de licenciamento ambiental do órgão e convidou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), responsável pelo licenciamento da engorda da praia de Ponta Negra, para participar e ter um alinhamento técnico para dar celeridade ao processo de licenciamento da drenagem e engorda da praia, que está em tramitação no órgão ambiental.

A reunião teve por finalidade fazer um alinhamento técnico entre os entes federais e estaduais, para dar prosseguimento ao licenciamento da obra, já que é um projeto de grande relevância para a cidade. Destacando que a obra vai evitar o avanço do processo erosivo do maior cartão postal da cidade, o morro do careca. Como também trazer expansão econômica e turística para a praia, local que concentra cerca de 80% dos equipamentos hoteleiros.

Além do prefeito, Álvaro Dias, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes e de Planejamento, Joanna Guerra, do diretor do Idema, Leon Aguiar, além de técnicos do Ibama.

Engorda

A engorda será feita a partir de uma jazida de areia submersa trazida da área de mar, na altura do Farol de Mãe Luiza, que tem o material adequado - diâmetro médio superior (areia média a grossa). A quantidade de areia da jazida e a proximidade do local são adequados para uso de uma draga de sucção.

Aos poucos, o material será depositado em trechos de 200m em 200m de praia que ficará, nesses pontos, interditada, garantindo que as demais áreas não sejam afetadas e o uso geral da praia não seja prejudicado no período de nove meses previstos para conclusão dos serviços.

Após o transporte de areia, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores.