A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu na tarde da terça-feira (25), o encontro formativo para diretores pedagógicos com tema “Novos Cenários Educacionais: Gestão como Responsabilidade Política e Social na Educação”. A formação aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na pauta, apresentação do projeto Caravana Jardins da História, lançamento do livro “Natal Cidade da Gente” e abertura da formação inaugural com a temática Avaliação em Rede. A bailarina Isabela Rosado, abriu o evento com uma apresentação coreografada pelo professor da Rede Municipal de Ensino, Artur Garcez.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, destacou na abertura que a formação tem sido pensada de forma responsável e comprometida. “Também está em construção porque no percurso alguma coisa pode mudar, mas trazendo para esse momento já algumas temáticas como a carga horária, os encontros pedagógicos e os objetivos para se certificar ao final”, disse.

A chefe do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Noélia Barbosa, informou aos gestores que o ciclo formativo é para subsidiar as tomadas de decisões relacionadas às demandas na rotina das escolas, considerando os novos cenários educacionais revelados pelos indicadores que esperam respostas em ações estratégicas. “Precisamos desse momento para pensarmos juntos e buscarmos essa informação, ver o que tem, o que pode melhorar as nossas estratégias, onde podemos identificar os indicadores de sucesso nas nossas unidades”, avaliou.

A formação foi complementada pela assessora pedagógica, Adelina Oliveira, que apresentou a aula inaugural com o tema “Novos Cenários Educacionais: Gestão como Responsabilidade Política e Social na Educação”, onde proferiu as questões da avaliação. “No ano 2000 Antes de Cristo, já havia perspectivas de sinais de avaliação, os oficiais chineses, por exemplo, aplicavam testes para se chegar a uma conclusão. Esse processo avaliativo já vem há muito tempo e ainda hoje vem sendo usado a estatística como indicador importante para nortear por evidencias”, constatou.

Livros

A formação também propiciou mais dois momentos culturais de lançamentos de livros para os diretores presentes. As escritoras, roteiristas e psicólogas Geórgia Hackradt, Alessandra Macêdo e Ana Andréa Maux convidaram para o projeto da Caravana Jardim de Histórias que será realizado na quinta-feira (27) às 14h, no Sebrae, e distribuíram os livros, “Algodão doce, carrossel e a madrasta”, “Filho por amor: a história de Guido” e, “As casas de Clara, patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

A psicóloga Ana Andréa Maux explicou que o projeto pensa junto às escolas a socialização das crianças, como aquele espaço que após o convívio da família vai ser o espaço de proteção, de cuidado, de atenção e de educação para crianças. “Muitas vezes as escolas ficam com dificuldade em lidar com os conflitos que aparecem a partir dos diferentes arranjos que as famílias contemporâneas possuem. Essa aproximação com a Caravana de Jardim de Histórias é para ter esse lugar para discutir essas questões e pensar junto às escolas e possibilitar que as crianças tenham seus direitos garantidos”, alertou.

A SME-Natal lançou o livro “Natal Cidade da Gente” para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que visa propiciar envolvimento dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, melhorando o desempenho no componente curricular que tratam de localizar e identificação do local de vivência. O livro foi elaborado pelos assessores pedagógicos do DEF é dividido em cinco unidades temáticas:  Lugar de viver (Ana Beatriz Câmara), História e Memória (Felipe Tavares), Educação Socioambiental (Daniele Lacerda), Lazer e Turismo (Lenice Albuquerque e Régia Silvestre) e Poder e Cidadania (Klébia Ribeiro e Otávio Fideles), com fotos de Manoel Barbosa e Ana Beatriz. Foram produzidos 14.412 exemplares que serão distribuídos para as unidades da Rede Municipal de Ensino.

Um dos autores, Otávio Fideles explicou que o livro aborda a perspectiva histórica, geográfica, cita ainda sobre o turismo e o meio ambiente da cidade. “A obra tem o objetivo de descrever a cidade do Natal, para que os estudantes se sintam partes e consigam se identificar como natalenses e conhecer de fato a cidade, saber como cuidar, os direitos e os deveres para com a cidade”, declarou.