"A nossa gestão nunca mediu esforços e investimentos em educação. Quero ressaltar a grande satisfação e o prazer que me cabe em inaugurar mais uma obra voltada para a educação, beneficiando os jovens e a comunidade da Cidade Nova. Este é um compromisso que me honra e se torna um marco na minha gestão." Com estas palavras o prefeito Álvaro Dias marcou a inauguração, nesta quinta-feira (27), da nova sede da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura, em Cidade Nova, zona oeste da capital.

O novo prédio localizado na Avenida Solange Nunes do Nascimento, 277, contou com investimentos na ordem de R$ 2.469.567,17 oriundos de recursos da Prefeitura do Natal e complementação do salário Educação do MEC.

Executada pela empresa Arko Construções LTDA, a nova sede conta com dois pavimentos composto de guarita, diretoria, arquivo, almoxarifado, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, biblioteca, laboratório de informática, sala multifuncional, oito salas de aula, pátio coberto, refeitório, cozinha, área de serviço, despensa, casa de gás, casa de lixo, área técnica, quatro banheiros para deficientes, três banheiros femininos e três banheiros masculinos, depósito de material de limpeza e estacionamento.

Qualquer investimento que se faça em educação é motivo de se comemorar. Este novo espaço inaugurado pela Prefeitura de Natal, não só proporciona aos alunos um local de ações educativas, mas ao mesmo tempo propicia uma interação de lazer, estudo e cuidado com os estudantes e principalmente com a comunidade. "É um orgulho e uma felicidade participar da inauguração desta nova sede, porque todos sabemos que o caminho para um mundo melhor, mais feliz começa na escola. Obrigada prefeito por sempre dar profunda atenção à área da educação com espaços de qualidade", declarou a secretária da Educação, Cristina Diniz.

Antes, a escola municipal atendia 325 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em 2021,  agora com a nova estrutura a capacidade de atendimento vai para 510 alunos, ampliando 185 novas vagas.

A dona de casa, Rivanilda Câmara Santiago, 47 anos, fez questão de agradecer pela iniciativa. "A escola é ótima, o atendimento dos professores é excelente e agora com essa nova estrutura só vai melhorar ainda mais", disse, Rivanilda, mãe de um aluno de 09 anos.

Atualmente, a Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura conta com 22 professores efetivos e dois temporários, dois coordenadores pedagógicos, cinco estagiários, dois auxiliares de serviços gerais, quatro agentes de desinfecção, dois assistentes de secretariado, oito porteiros, duas merendeiras, três auxiliares de cozinha e dois profissionais de apoio escolar.

Homenagem
Zeneide Igino de Moura nasceu em Angicos (RN), em 02 de julho de 1947. Trabalhou no programa “De pé no chão também se aprende a ler”, aos 14 anos durante a gestão do prefeito Djalma Maranhão. Estudante da rede pública, Zeneide Igino concluiu o curso pedagógico no Instituto de Educação Presidente Kennedy. Continuando a carreira como professora lecionou na Escola Belém de Judá, Escola Estadual Jean Mermoz, Escola Estadual Padre José Maria Biezinger, Escola Estadual Peregrino Júnior, Escola Municipal Chico Santeiro e Escola Municipal Ferreira Itajubá, sendo esta última a escola que permaneceu até a aposentadoria no ano 2000. Depois da aposentadoria, deu continuidade à trajetória como educadora na Congregação Presbiteriana do Vale Dourado. Ela faleceu em 29 de maio de 2001, em decorrência de uma parada cardíaca.

Compareceram também à cerimônia os vereadores Preto Aquino e Felipe Alves.