A Secretaria Municipal de Educação de Natal segue investindo em materiais e equipamentos para a Rede Municipal de Ensino, como na aquisição de Laboratórios de Matemática destinados às 72 escolas de Ensino Fundamental. O Laboratório é visto como um espaço que conecta a prática à teoria, contemplando o processo de construção e desenvolvimento de conhecimentos da matemática. O investimento no equipamento foi de R $3.428.930.

A entrega simbólica ocorreu nesta semana, na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, localizada em Ponta Negra, com a participação dos secretários adjuntos de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, e de Gestão Escolar, Mário Sérgio de Oliveira.   

A secretária adjunta comemorou a aquisição de mais equipamentos para as escolas e sua importância. “A SME-Natal adquiriu 85 Laboratórios de Matemática para as escolas de Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, como parte de um programa de reestruturação das unidades, proporcionando a ampliação da aprendizagem”, declarou a professora Naire.    

“Estamos entregando um material bonito, durável e de bastante qualidade. Que chama a atenção do estudante para exploração. Eles vão utilizar e experimentar os conceitos que são trabalhados em sala de aula. O Laboratório de Matemática é esse espaço privilegiado para as crianças e adolescentes usufruírem desses materiais com as mediações pedagógicas feitas pelos professores, coordenadores e diretor pedagógico”, complementou a secretária adjunta.     

Já o adjunto de Gestão Escolar, professor Mário Sérgio de Oliveira, confirmou que “uma das maiores heranças que podemos passar para a juventude é o conhecimento. Como é bonito acompanhar uma escola tão engajada como esta”.  

O professor de Matemática Thiago Antonio Lima explicou como o laboratório vai dinamizar as aulas e contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes. “Facilita muito, porque se pararmos para pensar que tudo na matemática pode ser realizado de forma associado aos fenômenos do mundo real, a gente percebe que o estudante tem a capacidade de visualizar o elemento. Tomo como referência esse sólido (exemplo), ele tem a possibilidade de realizar, visualizar e de ter a ideia de profundidade e perspectiva, aliado a diversos outros elementos que temos no material. Os jogos, por exemplo, de maneira lúdica, vão facilitar o aprendizado, tornar significativo e deixar a matemática além de divertida, mais simplificada”, reforçou o professor.    

Do 9º ano, Sanzia Vitória Pequeno da Silva, de 14 anos, conta que o laboratório vai ajudar no aprendizado. “O método de ensinamento do professor Thiago já é muito bom, mas às vezes desenhando no quadro, temos menos ideia de altura, profundidade, medidas, formas geométricas, então, poder pegar, sentir, tocar e ver o elemento será muito melhor para o entendimento de todos os estudantes dessa escola. Com métodos bons de ensinamento é bem fácil de entender a matemática”, afirmou.       

Para a gestora pedagógica da Escola Municipal Professora Josefa Botelho, Márcia Maria Fernandes de Lima, o uso do Laboratório de Matemática vai ampliar a compreensão de conceitos e incentivar o pensamento matemático. “Os nossos estudantes vão construir o aprendizado de uma maneira bem atrativa e por meio do lúdico que vamos trazer a internacionalização da matemática de forma bastante prazerosa”. A gestora finalizou agradecendo todo o apoio da Secretaria de Educação de Natal. A escola atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adultos (EJA).