“O papel dos Conselhos Municipais na construção das Políticas Públicas” é o tema da Jornada da Cidadania, que o Conselho da Cidade do Natal (Concidade) promove nesta quinta-feira (04), das 9h às 17h, no Centro de Trabalho e Empreendedorismo de Natal, à Avenida Presidente Bandeira, 765, Alecrim. “A Jornada é educativa e objetiva auxiliar os integrantes dos Conselhos Municipais de Natal na missão de auxiliar a gestão municipal na construção de políticas públicas de desenvolvimento urbano da cidade”, disse Joanna Guerra, secretária municipal de Planejamento (Sempla) e vice-presidente do Concidade.

A programação tem início às 8h com o credenciamento dos participantes. Às 9h, acontece a solenidade de abertura, seguida da palestra da professora doutora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, Lindijane de Souza Bento Almeida, sobre “A participação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano de Natal na construção das Políticas Públicas”. As atividades da manhã se encerram com uma “Mesa Redonda”, às 10h30, abordando o tema “Conselhos Municipais: atuação e desafios”.

Participam da “Mesa Redonda” o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e presidente do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal (Conplam), Thiago Mesquita; a secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e presidente do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (Cohabins), Shirley Cavalcanti; e o diretor do Departamento de Estudos e Projetos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e conselheiro suplente do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU), Alan Victor Silva de Lima.

Às 12h, haverá intervalo para o almoço, que será servido aos participantes no local. Os trabalhos serão retomados às 13h30 com o Painel Expositivo: “A participação popular na construção do Plano Cicloviário de Natal”. O painel será conduzido por Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU. Às 15h, está previsto um Minicurso ministrado pela professora doutora da UFRN e assistente social da Seharpe, Daline Maria de Souza, sobre “Participação Social, Demanda Social e Trabalho Social: as diferentes nuances da ação democrática” encerrando a programação.

As inscrições ainda podem ser feitas clicando aqui.

CONCIDADE

O Conselho da Cidade do Natal – CONCIDADE/NATAL é um órgão colegiado, de natureza permanente, deliberativa e consultiva, integrante do Sistema de Planejamento e Gestão Urbana do Município, que tem como principal objetivo a articulação de políticas de desenvolvimento urbano sustentável, com ampla participação da sociedade em conformidade com as políticas regionais e federais. O Conselho é presidido pelo prefeito Álvaro Dias, tem como vice-presidente a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, e é formado por 51 membros representantes da gestão municipal e da sociedade civil organizada.