O palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, ganhou iluminação especial em apoio ao movimento Maio Amarelo. Durante todo o mês a fachada do prédio ficará com tons de amarelo, para dar maior visibilidade à campanha que este ano destaca o tema: “No trânsito, escolha a vida”.

Com foco na prevenção aos acidentes de trânsito, as ações promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), visam conscientizar motoristas e pedestres sobre segurança e preservação da vida.  Ao longo deste mês, uma série de atividades serão  realizadas com o intuito de conscientizar as pessoas para uma cultura de não violência nas vias públicas. Palestras, blitz educativas, oficinas, vivências, mesas redonda, roda de conversa, treinamento de pilotagem segura e blitz com fiscalização eletrônica fazem parte da programação.

A cidade de Natal, após conseguir reduzir em 50% os acidentes com mortes na mobilidade, agora se volta para um novo período, composto por mais 10 anos, com foco na meta de zerar os acidentes com vítimas fatais no trânsito.

Anualmente, as melhores ações das cidades brasileiras são celebradas num grande evento promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A capital potiguar tem um histórico de participações no Maio Amarelo, evento coordenado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, e já levou importantes prêmios pelo conjunto de suas ações, entre eles um troféu Laço Amarelo pelo conjunto de ações e o prêmio de melhor anúncio na categoria Desafio Publicitário.

Histórico

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.