Neste mês de maio, vários cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos pela Prefeitura de Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e oferecem 85 vagas. Os cursos e os serviços são ofertados no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

As inscrições serão realizadas na próxima semana, na segunda-feira (08) e terça-feira (09). A titular da Semtas, Ana Valda Galvão, enfatiza que estas ações do município visam a qualificação profissional da população e a possibilidade de uma colocação no mundo do trabalho. “Sempre vimos que a melhoria da empregabilidade tem muito a ver com a capacitação das pessoas. Pensando nisso, estamos periodicamente  abrindo vagas de cursos de qualificação. Estamos conseguindo atuar em áreas específicas, direcionando capacitações para gastronomia, diversas áreas do artesanato e da beleza, habilitando para serem pequenos empreendedores, enfim, toda uma gama de profissionais que podem crescer e impactar positivamente nossa cidade”, enfatiza.

Serão ofertados cinco tipos de qualificação, com início dos cursos a partir de 22 de maio. A duração varia de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão repositor de mercadorias, vendas, maquiagem, design de sobrancelhas e salgados tradicionais e gourmet. As aulas acontecem nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com a demanda do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e ao final do curso, certificado de conclusão.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 16 anos, ensino fundamental I ou 3°ano do ensino fundamental completo ou incompleto e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim e no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Zona Norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré, entre os dias 8 e 9 de maio, das 8h30 às 16h30. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox e originais do RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade.

65 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim:

Matutino:
Repositor de Mercadorias – 20
Maquiagem –  10
Vespertino:
Design de Sobrancelhas – 15
Vendas - 20

20 vagas para demanda espontânea no CMTE – Zona Norte:

Matutino:
Maquiagem– 10