A importância da produção e consumo de alimentos saudáveis com justiça social e preservação ambiental tem se ampliado, enquanto dimensão para uma vida com saúde e garantia do bem viver em sociedade. Em Natal,  o projeto Agroecologia na Cidade nasce dessa necessidade, para fomentar experiências agroecológicas no Município, tendo também como objetivo realizar o mapeamento de experiências de agroecologia e atividades de Educação Ambiental nas quatro zonas administrativas da capital.

O projeto trabalha com recursos aprovados por Emenda Parlamentar e do Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal (FUNAM).  Sua execução ocorre pela celebração do Termo de Colaboração 01/2022, assinado entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Associação de Apoio as Comunidades do Campo do RN (AACC).

Além disso, a execução do projeto conta com a parceria do Laboratório Horta Comunitária Nutrir( LabNutrir), do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O LabNutrir implantou uma horta comunitária como espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão e publicou em 2017 o Mapa de Feiras e Mercados Livres de Natal. Essa experiência está servindo de base para o mapeamento das experiências agroecológicas, com a ferramenta crowdsource, que permite a participação ativa da população na coleta de informações.

Segundo informações do chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escóssia, com o apoio do setor foi conversado sobre os objetivos do projeto e como se dará sua execução entre as equipes. “Ao longo dos últimos meses ocorreram uma série de reuniões e encontros - presenciais e virtuais - a fim de elaborar coletivamente a construção dessa ação de mapeamento”, disse.

A partir daí iniciou-se um processo de articulação com grupos e representantes da sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Natal (STR) e o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (FONSANPOTMA), além de outros agentes que atuam e fortalecem de alguma forma a cena agroecológica na capital potiguar.

Ainda segundo Escóssia, no próximo dia 19, acontece  o Seminário de lançamento do projeto Fomento de Experiências Agroecológicas no para promover discussões acerca do trabalho agroecológico na cidade. O evento vai acontecer na Escola do Legislativo, Câmara Municipal de Natal, Rua Jundiaí, 546, Tirol às 9h. Aberto para participantes e público em geral, as inscrições serão feitas via formulário a ser divulgado antes do seminário.

Segurança Alimentar e Nutricional

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) se refere ao direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais. Nos últimos anos, a garantia ao direito à alimentação tem sido pressionada pelo modelo de produção agrícola intensivo, crises econômicas e eventos extremos influenciados pelas mudanças climáticas.

Além desses fatores, o contexto recente da pandemia do COVID-19 e o impacto das guerras sobre a produção e o comércio dos alimentos prejudicam as populações mais vulneráveis. No Brasil, a população em processo acelerado de insegurança alimentar atingiu 33 milhões de pessoas.

O Marco Estratégico da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO 2022-2031 propõe a promoção de sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis. Os objetivos são uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.  A agroecologia e outras correntes são reconhecidas como inovações e enfoques sistêmicos capazes de responder a esses desafios.

O formulário da LabNutrir contém questões sobre a experiência, produção, pessoal participante, desafios e propostas. Estará disponível em breve no site da LabNutrir (http://nutrir.com.vc/blog/mapeamentos/ ), será auto declaratório e contribuirá para maior visibilidade da produção de alimentos saudáveis, apresentar seus desafios e propor ações de apoio, serviços e políticas públicas para a promoção e fortalecimento das experiências agroecológicas em Natal.