Nos dias 12 e 13 de maio a capital potiguar recebe a 9ª Femptur - Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, no Centro de Convenções de Natal, das 14h às 22h. Uma grande feira especializada em ofertar novidades, conceitos e soluções quando o foco são viagens, passeios, gastronomia, cultura, artesanato, negócios e agricultura familiar.  O evento é gratuito e aberto para todas as idades.

A edição anterior recebeu mais 6,2 mil visitantes nos dois dias. A organização visa superar os números com a 9ª edição e, para isso, oferece mais comodidade ao público. Além do credenciamento no local, o visitante pode fazer o credenciamento prévio, gratuito, pelo site da Sympla.

São mais de 40 municípios expositores de todas as regiões do Rio Grande do Norte, divulgando a sua hospitalidade, charme e capacidade de receber turistas do mundo inteiro. Na programação, 20 apresentações culturais, 20 shows musicais, espaço gastronômico e agricultura familiar. Entre os objetivos da Feira está o estímulo da interiorização do turismo no estado, ocasião ideal para um bom networking, afirmam os organizadores do evento, Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino. “A Femptur é uma importante ferramenta para que os municípios potiguares possam expor suas qualidades, dialogar, trocar ideias, inovar e se tornarem destinos visados para quem busca boas experiências turísticas”, comentam os organizadores.

A secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, explicou que a Prefeitura de Natal é parceira do evento que será importante para a cidade porque divulgará Natal.   “Agentes de todo o país estarão presentes, tendo a oportunidade de conhecer de perto as nossas belezas, estrutura e potencialidades. Tenho a plena convicção de que esse evento vai gerar muitas oportunidades e fazer com que a nossa cidade receba ainda mais turistas”, disse Ohana.

Na edição de 2022, a Prefeitura de Natal foi destaque ao conquistar o 1ª lugar do “Melhor Estande Femptur 2022”.  O troféu é destinado às cidades que oferecem melhores resultados nos quesitos decoração, ambientação, atendimento, organização e degustação. Com o tema “Natal tem Cultura”, o ambiente vencedor ofereceu ao público, de forma interativa, um gostinho dos principais atrativos locais: Música ao vivo, degustação de produtos gastronômicos, artesanato e espaços para fotografar, como a Escadaria de Mãe Luiza e o Foto 360 — uma plataforma que permite  filmagens em movimento.

Neste ano, a Femptur traz uma novidade. A criação do Palco do Músico Potiguar, espaço aberto aos artistas com foco na valorização musical, com capacidade para 3 músicos por vez e apresentações de até 30 minutos. No total, são 20 vagas, sendo 10 por dia. Nesta edição também haverá o “Troféu Femptur de Melhor Estande”, dividido em três modalidades: Ambientação, Originalidade e Interatividade. Desta forma, os municípios expositores poderão concorrer nas categorias citadas e receber troféu de 1º, 2º e 3º lugar. O 1º lugar em Originalidade ganhará uma visita técnica do projeto “Lugares de Charme” para um diagnóstico de potencial turístico.

A 9ª Femptur tem o apoio da Prefeitura de Natal, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Governo Cidadão e Grupo Banco Mundial, Sebrae, Senac RN, Banco do Nordeste, ABIH-RN, SERHS Natal Grand Hotel e Datashow Brasil. A realização é da Argus Eventos.