Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizam ações em alusão à Semana do Bebê e ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, com a intenção de contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade infantil e incentivar a doação de leite materno no município.

Instituída pela Lei Nº 13.227/2015, a Semana do Bebê acontece na segunda semana de maio, mas durante todo o mês as Unidades de Saúde do município desenvolvem programação com ações voltadas ao cuidado à primeira infância.

“A Semana do Bebê, tem a intenção de contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil no município, além de incentivar a melhoria da qualidade de vida para crianças de 0 a 6 anos. As ações também visam diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno das situações que envolvem a primeira infância”, comenta Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança da SMS Natal.

Além da Semana do Bebê, o dia 19 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data faz parte da Semana Nacional de Doação de Leite Humano e tem como objetivo promover debates sobre a importância e estimular a doação de leite materno, além de divulgar os bancos disponíveis no município.

“A doação é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros, ou de baixo peso, que estejam internados em UTIs neonatais e proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida da criança. É importante ressaltar que qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar, pois os recém-nascidos internados necessitam de pequenas quantidades ao longo do dia”, comenta a nutricionista Monique Silveira Rosa, responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal, reforçando que todo leite doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

As ações voltadas à primeira infância acontecem nos cinco distritos sanitários da cidade, e contam com programações como roda de conversa e palestras sobre a importância da amamentação e doação de leite materno, orientação de saúde bucal em bebês, orientação nutricional sobre aleitamento materno e introdução alimentar, atualização do cartão vacinal, Importância do pré-natal, do vínculo mãe-bebê e da importância do cuidado na primeira infância.

Durante o mês as Unidades de Saúde do município também coletarão potes de vidro com tampa plástica (no formato semelhante as embalagens de café solúvel) para utilização nos bancos de leite materno. O usuário pode procurar qualquer unidade para fazer a doação do material.