A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura do Natal está intensificando as ações de poda e manejo arbóreo sustentável nas ruas e avenidas das quatro regiões da capital. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, os trabalhadores envolvidos na atividade fizeram 4.118 ações de manejo arbóreo em espécies de grande, médio e pequeno porte. A previsão da Semsur  é de que, até o final deste mês de maio, o  número ultrapasse 6 mil demandas.

As ações são de poda, limpeza de coqueiros e destocas. Nesta quinta-feira (11), as equipes trabalham na podação de árvores da avenida Campos Sales, zona Leste. Durante a execução dos serviços no quadrimestre foram contemplados os principais corredores urbanos de Natal, além de praças, canteiros, parques e demandas individuais. Ontem, atuaram na zona Sul, nos conjuntos Potilândia e Cidade Satélite.

A Prefeitura executa o serviço em caráter contínuo, visando a preservação da saúde do acervo arbóreo, levando sempre em consideração o impacto ambiental e a segurança do cidadão.  As únicas árvores que podem ter os serviços realizados pela Prefeitura são as chamadas árvores públicas (calçadas, canteiros centrais, áreas verdes e praças).

A responsável pelo Setor de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, explica que todas as ações de manejo arbóreo só podem ser feitas sob vistoria e autorização da Prefeitura do Natal. “A população também pode solicitar ações de manejo arbóreo em passeios públicos. A solicitação é transformada em um processo e, em seguida, é realizada uma vistoria no local e, por meio de um parecer técnico, é indicado o manejo correto a ser aplicado na árvore. O serviço é gratuito”, esclarece Renata.

Todo o material orgânico proveniente das podas é triturado e levado para compostagem para futura reutilização como adubo e na recomposição de canteiros, tornando o serviço oferecido totalmente sustentável.