A XXIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), vai efetivamente acontecer nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), depois de ter sido adiada em decorrência dos atos de violência urbana que ocorreram no último mês de março. Com o tema “Currículos em diferentes contextos: estratégias pedagógicas para (re) composição de aprendizagens”, o evento, que depois de dois anos ocorrendo exclusivamente de maneira virtual, este ano apresenta uma programação híbrida (presencial e online) com o primeiro de atividades no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O objetivo da jornada é congregar profissionais da educação e de áreas afins, discutindo temáticas pertinentes ao cenário educacional atual, ampliando as possibilidades educacionais nas 146 unidades de ensino da Prefeitura do Natal.

“A escolha dessa temática se deu pelo entendimento de que, a discussão sobre o desenvolvimento dos currículos nos diferentes contextos educacionais deve contemplar as mais diversas estratégias pedagógicas, de forma a garantir a (re) composição das aprendizagens dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destaca a professora Cristina Diniz, titular da SME-Natal.

A solenidade de abertura acontece no dia 17 maio, às 09h no auditório do Cemure, com a conferência “Currículos em diferentes contextos: estratégias pedagógicas para (re)composição de aprendizagens, ministrada pela professor doutora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rosinalda Aurora de Melo Teles. Ainda na programação acontece às 10h30 a palestra motivacional “Motivação, trabalho em equipe e conquistas”, com a psicóloga Flávia Diogo, do Sebrae-RN, e às 14h15, uma mesa redonda com o tema “Currículo e Contextos educacionais: novas construções de aprendizagem”, com a participação dos professores doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Cristina Leandro de Paiva e Dennys Leite Maia. Já no dia 18 de maio, a jornada será no formato remoto e ofertará workshops, minicursos e relatos de experiências, por meio de salas virtuais.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noelia Barbosa, no dia 17, para o formato presencial, no turno matutino, foram disponibilizadas 450 inscrições para diretores, coordenadores e assessores. Para o formato presencial no turno vespertino, serão disponibilizadas 450 inscrições para professores, inspetores escolares e coordenadores pedagógicos. As demais participações irão ocorrer no formato online, de maneira síncrona ou assíncrona pela plataforma do evento. Toda programação está disponível no site da Jenat 2023.