Um investimento na ordem de R$ 1.329.341,50 da Secretaria Municipal de Educação, garante para as 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, a distribuição trimestral de um kit de material de limpeza. O kit é distribuído para complementar o estoque das unidades de ensino, que dispõem de recursos próprios para adquirirem estes produtos.

O kit é composto de 80 litros de água sanitária, 20 litros de desinfetante, 10 litros de detergente neutro, 20 litros de loção alcoólica, um litro de neutralizador de odores, uma pá coletora, quatro panos de chão, 256 rolos de papel higiênico, uma bobina de papel toalha, cinco rodos, 20 litros de sabonete líquido e 600 unidades de saco para lixo.

“A SME desde o ano passado vem distribuindo kits com materiais de higiene e limpeza para as unidades, possibilitando que possam manter o ambiente aprazível à toda a comunidade escolar. Ressalto o fato de que todas as unidades que contém a sua Unidade Executora - UEx recebem recursos, como o ROM (Recursos do Orçamento Municipal) para adquirirem através de custeio estes produtos. Essa prática da SME-Natal complementa estes recursos”, explica o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto.

A gestora administrativa da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Mintza Idésis Jácome Bezerra, destaca que depois da pandemia do coronavírus os hábitos de limpeza e higiene se intensificaram.

“Este material é necessário para complementar o que adquirimos. Então, mesmo a gente saindo da pandemia, ainda existem muitas viroses, transmissíveis e a gente tem esse cuidado de sempre a escola se manter muito limpa. As pessoas também precisam manter as condições de higiene quando estão na escola. Ainda precisamos muito de álcool em gel, álcool líquido, papel toalha, sabonete líquido, sabonete em pó. Materiais de limpeza e materiais de higiene. Ao longo da pandemia a gente teve esse suporte na secretaria e continuamos tendo.  Realmente é necessário, porque temos 200 dias letivos. No caso da nossa escola, são 700 estudantes, mais de 100 colaboradores e realmente requer um cuidado e organização muito grande na higiene”, relata a gestora.

“Recebemos da Secretaria de Educação material de limpeza que só vem contribuir para a logística e organização da nossa instituição. Vale salientar que recebemos anualmente o ROM, que a gente destina uma parte para material de limpeza. Esse complemento que a SME-Natal faz, só faz contribuir com a melhoria do nosso espaço”, destaca a gestora administrativa da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, professora Michele Bezerra. A unidade de ensino está localizada em Neópolis tem 278 estudantes.