Na tarde desta quinta-feira (18), a secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social-Semtas, realizou uma caminhada com o intuito de chamar atenção sobre os crimes e abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes. A ação contou com a presença das secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, Joice Torres, da primeira dama do município Amanda Grace Dias, da secretária da Sel Jodia Melo, servidores municipais, vereadores, instituições e sociedade civil organizada, ambas envolvidas na proteção de crianças e adolescentes.


A concentração foi realizada em frente a Estácio de Ponta Negra e finalizou o percurso com a plantação simbólica da flor da campanha “Faça Bonito”, fazendo referência ao “Maio Laranja”, que visa dar visibilidade para a temática, abordando a importância da conscientização e da prevenção ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes em todo o país.


“Nós desenvolvemos todos os anos essa campanha durante todo o mês e pedimos a participação e colaboração da sociedade para que nos ajude a identificar casos de abuso e exploração sexual, para que possamos tomar as devidas providências e fazer o atendimento necessário às vítimas. A Secretaria realiza um trabalho vigilante e permanente de ação contra qualquer violação de direito. Nós precisamos falar sobre o assunto”, afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão. 


Para Vitória Nascimento, de 11 anos, a caminhada reafirmou o compromisso dos órgãos públicos e instituições na defesa das crianças e adolescentes do município. “É muito importante ações como essa para fazer as pessoas entenderem como é sério esse tema, não é brincadeira. Espero que com essa ação as coisas melhorem e essas coisas que acontecem com as crianças e adolescentes parem”, concluiu. 


A primeira dama do município, Amanda Grace Dias, explicou que hoje é o dia chave dessa luta, e a Prefeitura de Natal está empenhada em combater esse tipo de crime. “A ação de hoje é de suma importância para alertar a sociedade que a gestão do prefeito Álvaro dias se preocupa em preservar os direitos das crianças e dos adolescentes da nossa cidade, porque essas crianças e esses adolescentes são seres em formação da personalidade e nós devemos cuidar, zelar e protegê-los em suas vulnerabilidades, por isso, é importante darmos visibilidade para que essas crianças e adolescentes não sofram prejuízos na formação da sua personalidade, que não sofram abusos sexuais, que não sofram violações de seus direitos, de suas liberdades e das suas conquistas”, comentou. 


A presidente do Comdica, Erica Rayssa, ressalta a importância na caminhada “Precisamos conscientizar a sociedade para que cada dia mais tenham menos crianças que sofram violência e abuso sexual, então precisamos fazer essa mobilização que todos tenham consciência desse dia D, mas essa campanha precisa perdurar durante todo o ano para que as crianças não tenham seus direitos violados. A sociedade precisa denunciar”, pediu. 


Havendo qualquer suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também para os Conselhos Tutelares espalhados nas quatro zonas de natal ou acionar o 190 – Polícia Militar. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.