A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas realizou nesta sexta-feira, 19, a comemoração do Dia do Assistente Social e a celebração de 30 anos do seu Código de Ética, código esse considerado um marco histórico para o serviço social.

Com diversificada programação, o evento contou com a participação das secretárias Ana Valda Galvão, Danielle Vanin e Joice Torres, da conselheira do CRESS/RN, Maria Angélica Barbosa, da palestrante Andréa Farias e da participação especial da cantora, intérprete e compositora, Cida Lobo, que aproveitou a ocasião para lançar a música autoral "Feira do Alecrim".

A Semtas possui 231 assistentes sociais, profissionais de extrema relevância, que trabalham diariamente com o olhar para além das demandas colocadas. "Sem vocês, não seríamos capazes de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social, não teríamos enfrentado uma pandemia com todos os serviços socioassistenciais funcionando. Por isso, venho parabenizá-los pelo seu dia, mas também agradecer pela dedicação que reflete no reconhecimento dos serviços prestados, afirmou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Além de música de boa qualidade e da palestra que trouxe a temática "Desafios e Estratégias do Assistente Social na Política de Assistência", a programação contou com café da manhã, sorteio de brindes, spa facial, curso de automaquiagem, massagem relaxante e aferição de pressão e glicemia.

"Ser assistente social da Semtas é exercer essa categoria numa importante Política que é a Política de Assistência Social, é trabalhar na porta de entrada dos Centros de Referência da Assistência Social - Cras, no acesso do usuário aos serviços ofertados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, pelos Serviços de Convivência, e pelos demais serviços que a Secretaria oferece, por ser uma política que vem se consolidando muito ao longo do tempo e que batalham no dia a dia para garantia de direitos", assegura Adayane Rodrigues, assistente social do Serviço Especializado da Abordagem Social.

Considerando a inquestionável relevância dos profissionais da Política Pública da Assistência Social, a secretária Ana Valda Galvão trouxe novidades para a qualificação e valorização do trabalho profissional do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A Semtas está implantando o Núcleo de Educação Permanente do SUAS, visando assegurar a profissionalização do SUAS e garantir o acesso continuado à educação permanente, como também o Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS. Além disso, anunciou uma parceria com a Faculdade Estácio Natal que ofertou descontos nos mais de 180 cursos de graduação e pós-graduação para colaboradores da Semtas e seus familiares, palestras gratuitas e todo o espaço físico da Faculdade à disposição da secretaria.