A equipe de fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com apoio da Guarda Ambiental, visitou vários eventos e realizou ações de combate à poluição sonora no último final de semana, nas zonas Leste e Sul da cidade. Um estabelecimento foi autuado com multa grave por funcionar sem alvará de funcionamento e outros três foram notificados por descumprimento de condicionantes ou ausência de autorização.


No sábado (20) foram vistoriados quatro eventos nos bairros de Lagoa Nova, Rocas, Felipe Camarão e Ponta Negra para verificar o cumprimento das Autorizações Ambiental em Áreas Públicas (AUTAP), que são os documentos emitidos pela secretaria para a realização de eventos dentro da cidade. Todos estavam em conformidade com as condicionantes das autorizações e nenhuma irregularidade foi constatada pela equipe de fiscalização.


Já na zona Sul, a equipe de fiscais com o apoio da guarda ambiental, fiscalizaram cinco estabelecimentos, um deles foi autuado. “Um bar foi autuado com multa grave, por funcionar com o alvará de funcionamento vencido e teve suspensa a realização de música ao vivo, até que o estabelecimento providencie a renovação do alvará.

Na mesma noite do sábado, foram entregues três notificações para providências em estabelecimentos comerciais tipo bar em Ponta Negra”, descreve o supervisor do plantão da fiscalização, Iang Chaves. A ausência da autorização ou o descumprimento das suas condicionantes são considerados infrações ambientais de natureza grave. A multa pode variar de R$ 2.455,01 a R$ 9.820,04. No domingo (21), a equipe esteve nas feiras livres da Cidade da Esperança e do Conjunto Pirangi para verificar o cumprimento do ordenamento das barracas.


Os canais de denúncia de poluição sonora são a Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda no 190 do Ciosp, nos fins de semana e feriados.