A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, prossegue com uma série de ações dentro do movimento Maio Amarelo e cujo tema deste ano destaca a máxima: “No trânsito, escolha a vida!”. 

De acordo com o cronograma de atividades, a segunda-feira (22) foi de palestra sobre segurança viária com o grupo de pessoas idosas do Centro de Convivência Marly Sarney – no Cemure; Terça-feira (23) tem oficina sobre o tema com os alunos do ensino médio do Instituto Federal do RN – Campus Rocas; na quarta-feira (24) acontece Mesa Redonda com alunos da Universidade Potiguar – UNP – Campus Lagoa Nova.

A programação segue na quinta-feira (25), com atividade educativa na Escola Horizonte Infantil; Já na sexta-feira (26), tem ação educativa no estacionamento da Ceasa; e no sábado (27) tem palestra “No trânsito, escolha a vida” com colaboradores da Clan – Comercial de Laticínios de Natal.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito e tem como objetivo colocar em pauta, para a sociedade, a consciência para uma cultura de não violência na mobilidade – estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que teve como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

A cidade de Natal, após conseguir reduzir em 50% os acidentes com mortes na mobilidade, agora se volta para um novo período, composto por mais 10 anos, com foco na meta de zerar os acidentes com vítimas fatais no trânsito.