A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai iniciar no próximo mês de junho uma operação com o apoio do Conselho Comunitário do bairro de Mãe Luíza para sensibilizar os moradores sobre a necessidade de ligar suas unidades à rede regular de água e esgoto. O objetivo é reduzir a ligação e despejo de água servida para a via pública e o sistema de drenagem.

O Conselho Comunitário do bairro já iniciou a divulgação junto à comunidade e será feita uma força tarefa para notificar 100% dos imóveis que estão lançando água servida para a via pública. O trabalho será feito em duas fases: a primeira abrangerá a bacia das Ruas Atalaia, Guanabara e Camaragibe, cuja descarga de drenagem deságua na praia de Areia Preta; a segunda será na bacia da Avenida João XXIII que tem descarga de drenagem na Via Costeira.

Ao ser identificada a necessidade de novas ligações ao sistema de coleta de esgoto, a Semurb notificará o responsável pelo imóvel para requisitar a respectiva ligação junto à Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Caern), bem como informará a concessionária a respeito de efetuar essas novas conexões. Essa operação será inédita em sua dimensão.

Além disso, Prefeitura do Natal fará uma campanha de divulgação acerca das providências que estão sendo adotadas para evitar a chegada de águas servidas nas praias do município.

A Semurb esclarece ainda que, continuamente, realiza trabalhos de combate às ligações clandestinas de águas servidas na região de Areia Preta e Mãe Luíza, como de resto em toda a cidade. Diante do fato de que esses bairros são dotados de sistema de esgotamento sanitário, ainda há muitos imóveis sem acesso a ele, o que pode ser solucionado com ações conjuntas para resolver o problema das ligações clandestinas. Como órgão responsável pela coleta, transporte, tratamento e destino final de esgoto doméstico no Estado, a Caern pode ser a indutora dessas ações.