Interditada deste julho de 2008 pelo Conselho Regional de Medicina, a Unidade de Pronto Atendimento do Sandra Celeste, que passou a funcionar provisoriamente num corredor da Unidade da Cidade da Esperança, será relocada para um novo prédio na Avenida Jaguarari. O novo espaço já foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dentro de 45 dias deve estar pronto para receber o Pronto-atendimento infantil, além de toda parte ambulatorial.

Este foi um dos pontos de pauta do despacho administrativo da prefeita Micarla de Sousa com a secretária Lecy Gadelha, na tarde dessa segunda-feira (04), na Secretaria Municipal de Saúde. A idéia é relocar toda parte ambulatorial e de urgência da Unidade Sandra Celeste, Zona Oeste de Natal, para um prédio provisório alugado e adequado para o pleno funcionamento da unidade, até que o prédio próprio do Sandra Celeste seja totalmente reformado.

“O nosso setor de engenharia da Secretaria já realizou uma vistoria no local e solicitou algumas adequações, especialmente na parte de acessibilidade. Essas mudanças serão feitas nos próximos 40 dias e assim que as obras acabarem vamos começar a transferência”, garantiu a secretária Lecy Gadelha.

Depois que o atendimento ambulatorial e o pronto-atendimento infantil forem transferidos para o novo prédio alugado, a SMS inicia a reforma geral do prédio onde hoje funciona o Sandra Celeste. Espaço que, segundo relatório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) emitido desde março do ano passado, não possui a menor condição de funcionar como unidade de saúde, com problemas desde segurança, equipamentos e materiais, a cadastramento da unidade e estrutura.

“Infelizmente encontramos a rede básica de atendimento em situação precária. Unidades sucateadas, precisando de amplas reformas, algumas interditadas pelo CREMERN desde o ano passado, falta de médicos para fechar as escalas de plantão, falta de equipamentos e até medicamentos, enquanto toneladas de remédios estocados estragavam num galpão úmido e quente. Estamos trabalhando muito para tirar a saúde dessa calamidade e posso garantir que estamos avançando.”, destacou a secretária, lembrando que nos últimos dias a SMS começou a receber os novos medicamentos comprados já na atual gestão, bem como foram adquiridos materiais de consumo médico-hospitalar, material de limpeza e insumos.

Também já está em andamento o novo plano de gestão de medicamentos. A nova Central de Distribuição vai funcionar na Zona Norte de Natal, num prédio amplo, totalmente climatizado e atendendo à legislação, com controle rigoroso dos medicamentos e distribuição eficiente para as unidades de saúde.
“Outro esforço que estamos fazendo é para contratar mais médicos e profissionais da área da saúde. Nossa seleção para médicos continua. Temos 26 vagas para clínicos, pediatras e ginecologistas e obstetras”, reforçou a secretária.

Durante o despacho administrativo, a prefeita também pediu que a secretaria estudasse no orçamento uma forma de implantar uma gratificação por produtividade para os agentes de saúde. A prefeita também solicitou um estudo de impacto financeiro para aumentar o número de agentes e melhorar os salários da categoria