No dia 31 de maio (próxima quarta-feira) termina o prazo para o contribuinte apresentar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. O contribuinte de Natal pode aderir à Campanha do Restitua Amor e doar até 6% do imposto declarado para a transformação de vida de crianças, adolescentes e idosos de Natal.

A campanha realizada pela Prefeitura do Natal/Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, busca arrecadar fundos que serão administrados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Pessoa Idosa (CMPI). O contribuinte tem a opção de destinar até 3% do valor a ser pago ao Governo, para cada um dos fundos municipais.

“São recursos empregados no Município para atender às necessidades, às deficiências e às solicitações das instituições comprometidas com a infância, a adolescência e com o idoso. Nada mais justo que cada pessoa que tenha essa consciência faça isso, porque é realmente um gesto de amor”, afirmou o Prefeito Álvaro Dias.

“Os conselhos municipais asseguram que, o dinheiro doado via Imposto de Renda chegue de verdade às populações carentes de crianças e/ou idosos, ajudando a mudar a vida dessas pessoas”, explica a secretária, Ana Valda Galvão.

Para doar, o contribuinte deve escolher o modelo completo de declaração e entrar na opção “Doações Diretamente na Declaração”. No formulário, deve clicar no botão “novo” e escolher o fundo para o qual pretende doar. O programa da Receita Federal calcula automaticamente o limite de dedução.

Caso o contribuinte opte por destinar para os fundos da infância e adolescência (3%) e para o fundo do idoso (3%), serão geradas duas DARFs para o pagamento, sem que essa operação interfira em outras deduções da declaração e sem gerar custos adicionais para o contribuinte.

Todos  os contribuintes, sem exceção, podem ajudar aos projetos voltados à criança e adolescente e à pessoa idosa do município de Natal, pelo Restitua Amor.

Ano passado, a campanha Restitua Amor arrecadou R$ 927.538,11, dos quais R$ 431.282,82 para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e a quantia de R$ 496.255,29 para o Fundo Municipal de Apoio à Política do Idoso (Fumapi). Em 2021, a divulgação maciça fez dobrar o número de doações em relação ao ano de 2020, saltando de R$ 169.269,46 para R$ 329.556,09.