A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental, participou da Reunião Nacional de Coordenadores de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, que aconteceu de 18 a 19 de maio em Brasília. Na ocasião, Natal foi reconhecida pelas experiências exitosas desenvolvidas em relação ao cuidado de saúde mental no decorrer da pandemia de Covid-19.

O evento promovido pelo Ministério da Saúde, contou com a presença de coordenadores de saúde mental de todo o país, que se reuniram na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a intenção de apresentar os serviços, avanços e também as dificuldades dessa linha de cuidado. O encontro também marcou a comemoração da data de 18 maio, dia alusivo à Luta Antimanicomial.

“O município foi parabenizado também pelo compromisso de ampliação da rede psicossocial com a abertura de leitos de saúde mental no hospital pediátrico municipal para usuários infanto-juvenil e o compromisso da coordenação de saúde mental de Natal na formação continuada dos médicos da Atenção Primária à Saúde para o manejo da saúde mental no território”, relatou o coordenador de saúde mental Luís Fernando Pires dos Santos, que fez a imersão nos dois dias do evento.

Com a paralisação dos serviços presenciais durante a pandemia do novo coronavírus, Natal desenvolveu diversas experiências para que não fosse prejudicada a assistência dos usuários que precisassem de atendimento em relação ao sofrimento psíquico, como o desenvolvimento de atividades virtuais para os frequentadores dos serviços de saúde, além de teleconsultas e acolhimento nos leitos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas, para os usuários positivados para coronavírus, evitando assim a paralisação do cuidado psíquico que estivesse latente naquele momento.