Uma turma de 36 estudantes da Escola Municipal Santos Reis que participam do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal e as Forças Armadas, foi convidada para participar da formatura em homenagem ao Dia da Arma de Infantaria e em referência aos 157 anos da Batalha de Tuiuti, na noite desta quarta-feira (24), no 16º de Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Itapiru, localizado na avenida Hermes da Fonseca. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Naire Jane Capistrano representou o prefeito Álvaro Dias. A assessora pedagógica da SME-Natal, Ana Paula Costa acompanhou os estudantes.

O evento constou de homenagens e desfile ao patrono e brigadeiro Antônio de Sampaio, que foi um militar brasileiro, herói da Guerra da Tríplice Aliança. Considerado um dos maiores militares da história do Brasil, participou de muitas das principais guerras travadas pelo Exército Brasileiro ao longo do século XIX. Por sua bravura e dedicação à causa nacional, o Exército Brasileiro o consagrou patrono da arma de Infantaria no Brasil.

Os estudantes que participam do Profesp foram comandados no desfile militar pelo capitão Adécio Soares da Silva, coordenador do programa no Esporte no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, que destacou a participação no evento como uma atividade especial do projeto iniciado em abril com 120 estudantes, numa rotina educativa de segunda a quinta-feira no turno vespertino. “Hoje já abrilhantamos uma formatura da infantaria feita através do convite do próprio comandante e os estudantes desempenharam de uma forma muito brilhante. Estão todos de parabéns. Isso é muito gratificante, porque percebemos a mudança de comportamento deles e a vontade de vencer”, assinalou o capitão.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, comentou que os estudantes da Escola Municipal Santos Reis puderam vivenciar um momento diferente da rotina escolar. “Essa formatura vai ampliar o repertório cultural e as experiências que eles já vivenciam aqui no Profesp, proporcionando a esses jovens estudantes a inserção no mundo de práticas diferentes das que são vivenciadas no dia a dia”, pontuou.

Roberto Cauã de Oliveira Souza, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santos Reis, contou que ensaiaram bastante a marcha e o posicionamento nas fileiras e que o projeto propicia mudanças de atitudes. “Gostei dessa formatura porque é muito legal, é muito educativo e que outros estudantes no futuro possam receber esse aprendizado oferecido pelo Profesp”, destacou.

O projeto Forças no Esporte tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.