Com o objetivo de promover a ampliação e fortalecimento da rede de atenção às mulheres em situação de violência e oferecer apoio às ações de qualificação profissional, como forma de alcançar a autonomia econômica e social, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul), promove a inserção de grupos deste público nas feiras de artesanato geridas pelo município.

“Em qualquer lugar, a desigualdade entre gêneros acaba freando o desenvolvimento social como um todo, mas especialmente o desenvolvimento pessoal das mulheres. Por isso, é preciso que iniciativas, serviços e campanhas sejam feitos constantemente, buscando melhores condições de vida para elas. Em Natal, a nossa gestão atua ativamente por este ideal e já tomou diversas providências pela proteção da integridade e dos direitos das mulheres”, relata o prefeito Álvaro Dias.

A inserção das mulheres em situação de violência nas feiras de artesanato é uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), e representa um importante passo para a promoção da igualdade de gênero, de empoderamento feminino e da geração de renda, como explica a secretária da Semul, Maria José de Medeiros.

“Ao obterem acesso a espaços de venda e divulgação, as mulheres podem ampliar seus negócios e fortalecer suas atividades econômicas, contribuindo para o desenvolvimento local. Assim, a participação das mulheres nesses espaços proporciona uma oportunidade para que possam comercializar seus produtos e serviços e obter uma renda sustentável”, diz.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) atua na promoção de políticas públicas voltadas para a promoção social, cultural, profissional e econômica da mulher no âmbito do Município, de forma articulada com órgãos e instituições afins, independente da classe, raça, etnia, orientação sexual e religião.

“A ideia é fortalecer os empreendimentos econômicos solidários constituídos por mulheres artesãs na perspectiva da produção sustentável, da autogestão e comercialização articuladas em rede. A presença feminina nas feiras contribui para a diversificação dos produtos e serviços oferecidos, agregando valor à oferta e atendendo às demandas específicas da população. As mulheres trazem consigo habilidades e conhecimentos únicos, com produtos que enriquecem o mercado local e estimulam a economia da região”, ressalta a secretária da Semul.