No último sábado (3) aconteceu o Dia D de intensificação da vacinação com o imunizante Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPa) para as gestantes do município. A ação faz parte do projeto Vacinando com Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), que contabilizou 2.825 doses de vacinas aplicadas.

Durante o sábado, 35 Unidades de Saúde do município funcionaram das 8h às 12h e realizaram 1.332 aplicações de imunizantes como DTPa, vacina contra a Covid-19 e contra a influenza. Já os três pontos extras de vacinação, tiveram seu horário de funcionamento das 15h às 20h, e aplicaram um total de 1.493 doses de vacinas.

“É importante que além do Dia D, essa gestante, que não conseguiu comparecer a algum ponto de vacinação, que ela procure uma unidade de saúde próxima a sua residência, ou um dos pontos extra de vacinação, para se imunizar. Assim ela garante, não só a sua proteção contra complicações durante a gestação, como garante anticorpos para o feto, recém-nascido ou lactente, para que ele possa resistir a infecções que possam ser causadas pela baixa resistência do sistema imunológico.”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

DTPa
A Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPa) protege a gestante contra difteria, tétano e coqueluche, além disso, é responsável por transmitir anticorpos da mãe para o feto, protegendo assim a criança durante os primeiros meses de vida contra as doenças. A vacina é recomendada a partir da 20ª semana de gestação, ou até 45 dias após o parto, para quem já deu início ao período do puerpério.

As gestantes podem procurar, durante todo o mês, uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Ou um dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

Vacinação

A SMS reforça ainda que, além da vacina em destaque para o mês, os pontos de vacinação contam com todos os imunizantes de campanha e de rotina disponíveis para a população do município, com vacinas como a contra a Covid-19 (adulto e infantil), também contra a Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e Influenza.