Neste sábado (17), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, realiza o projeto Mulher 365. O projeto tem a intenção de abrir unidades de saúde aos sábados, uma vez por mês, para estimular a prevenção ao câncer de colo de útero e o cuidado com a saúde da mulher. As ações de saúde acontecem das 8h às 12h, em diversas Unidades de Saúde do município.

A realização do exame citopatológico, ou preventivo, como é mais conhecido, é um dos objetivos principais do projeto. “O citopatológico é um exame simples, rápido e indolor é o mais eficaz na detecção do câncer do colo do útero, que se descoberto a tempo pode ser tratado e curado”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal.

O câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil, podendo chegar a mais de 17 mil novos casos em 2023, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Essa mulher que por algum motivo não conseguiu comparecer a uma unidade de saúde durante a semana, pode procurar uma unidade que estará funcionando neste sábado para realizar o exame e se prevenir contra a doença.", reforça Ana Paula.

A partir de maio, o projeto também passou a oferecer atendimento odontológico para gestantes, com a intenção de incentivar os cuidados com a saúde bucal durante a gravidez.

Mulher 365

O Projeto têm a iniciativa de abrir aos sábados, uma vez por mês, algumas Unidades de Saúde do município, ofertando exames citopatológicos e ações de saúde (como este rápido de ISTs, vacinação, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, entre outras) para mulheres, que por algum motivo não conseguem ir à unidade durante a semana. O atendimento acontece por demanda aberta, sem a necessidade de marcação de consulta, basta levar o cartão do SUS e o RG.

Confira as unidades que abrem neste sábado

Distrito Norte I

Parque das Dunas