Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, representou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, na abertura da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento acontece no Holiday Inn, de 17 a 19 de julho de 2023 e reúne representantes de 27 entidades existentes no país.

Em sua fala, Mesquita deu as boas vindas aos participantes destacou a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), que sob a direção da atual presidente, Ana Adalgisa teve importante participação na articulação da classe para discutir de forma muito efetiva as propostas do novo Plano Diretor de Natal(PDN). Para isso, realizou diversas reuniões com os associados para conhecer e até mesmo sugerir propostas ao Plano.

Falou do grande desafio que a atual gestão teve nesse processo de revisão para atualizar uma lei que não continha importantes instrumentos de desenvolvimento, principalmente o desenvolvimento sustentável. Tinha uma tendência muito socioambiental, mas deixava muito a desejar no outro tripé da sustentabilidade, que é o aspecto socioeconômico de desenvolvimento e muitas sem razão técnico ou científico.

Reforçou que o prefeito encampou essa luta e a Semurb esteve à frente coordenando o processo e alcançou o objetivo de fazer essa revisão. Agradeceu ao CREA-RN pela parceria e informou: "já estamos colhendo os frutos dessa revisão. Mês passado assinamos o 28º alvará de construção para novos empreendimentos relacionados à atual lei do PDN (LC 208/2022). Isso representa investimentos privados na ordem de 1,1 bilhão de reais com uma projeção nos próximos três anos de chegar a aproximadamente a três bilhões de reais em novos investimentos", disse Mesquita.