A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou uma operação especial para cobrir o tradicional desfile de 7 de Setembro, no Dia da Independência. Condutores de veículos e usuários do sistema público de transporte devem ficar atentos às mudanças no trânsito e no transporte público. Durante o evento, será aplicada a Tarifa Social de Transporte, que oferece um desconto de 50% nas viagens urbanas.

Segundo o Inspetor Carlos Eugênio, a operação será iniciada às 6h00 da manhã desta quinta-feira (7). A Av. Hermes da Fonseca será fechada nos dois sentidos a partir do cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar para permitir a formação e a ordem do desfile pelos militares. As intervenções seguirão ao longo da Nilo Peçanha e da Av. Prudente de Morais até o cruzamento com a Ceará-Mirim, também nos dois sentidos.

A Ladeira do Sol estará fechada no sentido Praia/Petrópolis, assim como as vias Joaquim Manoel e Manoel Dantas. Para acessar a Cidade Alta de veículo, os condutores podem optar por utilizar a 25 de dezembro pelas Rocas e Brasília Teimosa, chegando ao Canto do Mangue e às regiões da Ribeira e Centro. Aqueles que se deslocam no sentido bairro/centro pela Av. Prudente de Morais devem utilizar a Av. do Contorno, Deodoro ou o Viaduto do Baldo, evitando a região do desfile.

Para quem pretende chegar de ônibus ou transporte opcional para assistir ao desfile, as opções de desembarque são a Deodoro e a Rio Branco, no Centro. A orientação para o retorno é a mesma: embarcar nos pontos de parada no centro, pois o sistema de transporte público também será desviado da Praça Cívica, onde ocorrerá o desfile.

O Inspetor Carlos Eugênio, Chefe do Setor de Intervenção Viária da STTU, conclui que a expectativa é que todo o trânsito seja liberado na região logo após o desfile, por volta das 13h.

DESFILE DOS AGENTES DA STTU

Além da logística aplicada no trânsito e no transporte para atender ao evento, a Secretaria de Mobilidade Urbana contará com agentes de mobilidade nos trechos interditados para orientar condutores e pedestres. Também participarão do desfile 60 batedores, inspetores e agentes ligados ao Pelotão de Escolta e ao Pelotão de Motociclistas, além de dez viaturas e um guincho equipado com cesto aéreo minisky para operações de trânsito.

TARIFA SOCIAL

A STTU informa que durante o evento será aplicada a Tarifa Social de Transporte, que oferece um desconto de 50% no valor da passagem para viagens urbanas. Essa tarifa é aplicada pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, em feriados municipais, estaduais e federais. O desconto é válido apenas para pagamento com cartão.