A Prefeitura de Natal entregou à população mais um importante equipamento de saúde pública. A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dix-sept Rosado foi inaugurada nesta terça-feira (12), pelo prefeito Álvaro Dias. A UBS será capaz de atender até 16 mil pessoas por mês. O investimento ultrapassou R$ 1,5 milhão.

“Fico feliz de inaugurar a maior e mais bem equipada UBS de Natal, em uma região que sofria há cerca de 12 anos sem poder contar com atendimento. Foi uma luta grande e fizemos muito empenho, mas a partir desta quarta-feira (13) a população já poderá ser atendida e em horário estendido, das 7h às 19h”, anunciou Álvaro Dias.

A declaração do prefeito é confirmada pela comunidade. “O maior sonho da minha mãe era ver esse lugar aberto. Ela viveu a época do Sandra Celeste (antigo hospital que funcionou no local) e morreu sem alcançar essa UBS. Estou muito feliz e agradecida ao prefeito. Estou apaixonada pela sala da odontologia”, comemorou a dona de casa Edna do Amor Divino.

A UBS ocupa uma área de de 1.078,20m² e área construída de 548,21 m², na avenida Nevaldo Rocha, região do Distrito Sanitário Oeste. “Quero dizer que essa é uma vitória da gestão do prefeito Álvaro Dias e da comunidade. Juntos, conseguimos concluir essa importante obra, mesmo com todos os problemas que tivemos ao enfrentar uma pandemia. Estamos entregando uma estrutura completa para a população de Dix-Sept Rosado e de bairros vizinhos”, disse o secretário municipal de Saúde, George Antunes. “Antes essas pessoas precisavam mendigar por um atendimento em outras UBS. Agora isso acabou”.

A unidade, construída em dois pavimentos, tem capacidade de atendimento para até quatro equipes de Atenção Primária, com quatro consultórios médicos; quatro consultórios de enfermagem; quatro consultórios odontológicos; sala de procedimentos; sala de vacinação; sala de reuniões; ambientes administrativos, dentre outros.

Os serviços oferecidos são: consultas médicas; consultas de enfermagem; consultas odontológicas;  ações de promoção; ações de educação em saúde; vacinação; curativo; testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatites Virais; administração de medicamentos; dispensação de medicamentos; Regulação para outros serviços na Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.

“Nós precisávamos ir até a UBS São João, lá em Tirol, para sermos atendidos. Eu, meu filho e todos da minha casa. Agora, a esperança chegou e vamos poder nos tratar aqui perto de casa”, testemunhou Rosivânia Bezerra, moradora do próprio bairro de Dix-Sept Rosado. A irmã de Rosivânia, Rizonaide disse que, por ser mais velha, acompanhou todo o drama das pessoas do bairro por quase 12 anos. “Era um sufoco e muita gente sofreu. Hoje, vendo tudo isso, estou muito animada”, acrescentou.

As irmãs e demais moradores da região passam a contar com acompanhamento dos ciclos de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Atendimento a pessoas com doenças crônicas; Acompanhamento de gestantes e puérperas; Oferta de exames de rastreamento de colo uterino e visita domiciliares.

O secretário municipal de saúde, George Antunes acrescentou que  a equipe de atendimento é capaz de resolver no mínimo 85% dos problemas de saúde dos moradores da região, além de proporcionar um atendimento de qualidade para os cidadãos.

Investimentos da Prefeitura de Natal na Saúde

Entregues em 2022/2023