Em reunião realizada na desta terça-feira entre representantes da Prefeitura do Natal e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), foram discutidas as ações a serem implementadas para se prevenir e evitar a poluição nas praias urbanas de Natal.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e reunião integrantes da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) e das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Planejamento (Sempla), Serviços Urbanos, (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Vigilância Sanitária, Urbana e Caern.

De acordo com o titular da Sempla, Antônio Luna, será feito de início a identificação de pontos da orla marítima natalense que são responsáveis pelo processo de poluição das praias. “Estes pontos incluem ligações clandestinas na rede de esgoto e também a água servida que é jogada diretamente na rua, que cai nas galerias de águas pluviais, que depois são despejadas nas praias”, informou Antônio Luna.

O presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, participou da reunião e informou que a empresa trabalhará em parceria com os órgãos da Prefeitura do Natal para identificar os pontos críticos. “Um dos principais locais que devemos investir é em Mãe Luiza, nas proximidades da praia de Areia Preta, onde há uma grande quantidade de ligações clandestinas que levam água servida e até das fossas para a praia”, informou o presidente da Caern.

Educação

O secretário Antônio Luna disse que identificados os pontos críticos, serão tomadas medidas de advertência para que os responsáveis evitem o processo poluidor. “Além disso, também faremos um trabalho de educação ambiental, junto à população, para que as pessoas tomem consciência e evitem instalar ligações clandestinas, jogar água servida na rua e assim manter os níveis positivos de balneabilidade das praias urbanas de Natal”, informou o titular da Sempla.

Uma próxima reunião com todos os envolvidos neste trabalho se reunirão novamente na próxima terça-feira, onde determinarão quais serão as ações de operacionalidade, que locais atacar primeiro. Isso para que dentro de 15 dias as ações sejam implementadas nas praias da capital potiguar.