O projeto Mulher 365 do mês de outubro acontece neste sábado (21), incentivando os cuidados com a saúde das natalenses em diversas Unidades De Saúde, das 8h às 12h. Além do enfoque na prevenção ao câncer do colo de útero, o projeto deste mês desenvolve ações do Outubro Rosa, campanha com a intenção de conscientizar e informar sobre o câncer de mama.

“A intenção do projeto é abrir algumas unidades de saúde durante o sábado para alcançar o público que não consegue buscar atendimento durante a semana. Neste mês também vamos focar no câncer de mama, realizando ações de educação do Outubro Rosa, campanha com a intenção de alertar sobre os riscos da doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo”, comenta a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo.

A saúde da mulher é o foco principal do projeto, tendo entre um dos seus pontos principais a oferta do citopatológico (preventivo), exame que pode diagnosticar várias doenças, entre elas o câncer do colo do útero, a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil.

Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal, reforça a importância do exame. “Todas as mulheres que têm ou já tiveram relações sexuais devem realizar o exame pelo menos uma vez por ano, o câncer do colo de útero é uma doença silenciosa, por isso a importancia da detecção precoce para o sucesso do tratamento”.

Durante o sábado, as Unidades de Saúde do município vão oferecer diversos serviços de saúde como vacinação, consultas médicas e odontológicas, avaliação nutricional, exame preventivo, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre outros serviços.

Confira as unidades que abrem neste sábado

Distrito Sanitário Norte II

Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros 

Unidade de Saúde Igapó

Unidade de Saúde Jardim Progresso 


Distrito Sanitário Oeste

Unidade de Saúde Felipe Camarão II

Unidade de Saúde Quintas


Distrito Sanitário Leste

Unidade de Saúde Rocas


Distrito Sanitário Sul

Unidade de Saúde Mirassol