Nesta quinta-feira (2), é celebrado o Dia de Finados. Para garantir a livre circulação de pessoas que visitarão os cemitérios de Natal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), fará o ordenamento dos ambulantes que trabalharão no entorno dos cemitérios da cidade.

Segundo a equipe de Fiscalização da Semsur, seguindo os anos anteriores, não será necessário o cadastramento prévio dos comerciantes informais. No entanto, durante todo o dia 2, equipes da secretaria realizarão o ordenamento em espaços apropriados – de forma que a circulação de pessoas não seja prejudicada. A distribuição dos lugares que serão ocupados também será dividida por tipo de produtos vendidos.

Conforme estabelece a portaria Nº 019/2012, é vedada a comercialização informal por meio de equipamentos que utilizem combustível GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou inflamáveis em geral, aptos a causar explosões; os que utilizem fogo (a carvão ou outro), que contenham água ou óleo fervente, ou outros aptos a causarem queimaduras; os que utilizem aquecimento elétrico dos produtos; veículos motorizados ou não, de duas ou mais rodas, elétricos, mecânicos ou movidos à tração humana/animal.

Também é vedada a utilização de mão de obra infanto-juvenil e de incapazes, bem como a comercialização, exposição, divulgação, incitação à aquisição de: produtos de origem ilícita fruto de pirataria, falsificação, cópia desautorizada, e afins;  substâncias alucinógenas, entorpecentes e qualquer outra contida nas normas regulamentares expedidas pelo Ministério da Saúde; produtos que contribuam para a degradação do Meio Ambiente, incluindo os aptos a ocasionar poluição ambiental sonora e visual.

Ainda de acordo com a equipe de Fiscalização, não será permitida a presença de ambulantes no interior dos cemitérios. A medida tem como intuito garantir a livre circulação de pessoas no interior dos equipamentos.

Programação e público
São esperadas ao menos 70 mil pessoas nos cemitérios públicos de Natal. Para que não haja nenhuma intercorrência ou superlotação, a Semsur ampliou o horário de funcionamento dos equipamentos nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2). Na ocasião, os cemitérios funcionarão das 7h às 17h, em horário corrido – sem pausa para almoço.

Em todos os cemitérios também serão realizadas celebrações religiosas. Missas, cultos e atividades espíritas serão realizadas durante todo o Dia de Finados. Confira a programação:

Cemitério do Alecrim

Missa: 8h, 10h, 15h e 16h

Cemitério do Pajuçara
Missa: 7h e 16h

Todos os cemitérios terão cultos evangélicos realizados nos intervalos das missas e sessões espíritas.