Dentro da programação do 29º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 21º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), o “Tralalando no Enconat”, que é a apresentação de corais infantis. A atividade aconteceu na Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, no bairro Pitimbu.
A plateia, composta por estudantes, professores e funcionários, aplaudiu cada coral e seus variados repertórios musicais. Um total de 12 músicas, representando diversos estilos, foram entoadas, reunindo os corais escolares, como o Tralalá da própria escola Ascendino de Almeida, assim como os corais das escolas municipais Professor Carlos Bello Moreno e Professora Zuleide Fernandes, e ainda da Escola de Música de Mãe Luiza.
O estudante Leandro Felipe da Silva, do 4º ano, da Escola M. Professor Ascendino de Almeida, de 10 anos, expressou sua satisfação. "O evento é muito bom. Faço parte do Coral Tralalá há quase um ano, e é muito legal. Ensaiamos duas vezes por semana para apresentar as três músicas no Tralalando”, disse.
A ansiedade também tomou conta de Louise Augusta Machado, de 11 anos, da Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes, que se apresentava pela primeira vez em público. "Vou cantar três músicas, e minha favorita é “Pequenas Alegrias”. O coral é composto por 40 estudantes de várias salas que são convocados para ensaiar na sala de vídeo”.
Da mesma escola, Emile Capello Cardoso, de 10 anos, revelou o comprometimento com o coral. "Ensaiamos todos os dias da semana. Juntamos a turma de coralistas da tarde com a da manhã para ensaiar e ver como ficavam as músicas. Estou no coral há três anos. Amo cantar”.
A maestrina Rosângela Albuquerque, coordenadora do Enconat, destacou a importância do retorno à Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior. "Foi nesta escola que iniciamos o projeto Tralalá, que deu origem ao Tralalando. O Tralalá estimulava a prática do canto coral nas escolas municipais, com a criação de coros infantis. O evento começou em 2003 e continua a cada ano formando novos integrantes exclusivamente para esta apresentação anual”, concluiu Albuquerque.