O prefeito Álvaro Dias recebeu nesta quinta-feira (16), empresários de diversos segmentos para tratar das obras que estão em desenvolvimento na região de Ponta Negra. Dos temas abordados, tiveram destaque dois, considerados primordiais: enrocamento e engorda da Praia de Ponta Negra.

O prefeito lembrou que os trabalhos de contenção da maré estão em um estágio bem avançado, mas que precisa de celeridade das autoridades ambientais no projeto da engorda de Ponta Negra. “Precisamos acelerar as obras da engorda de Ponta Negra porque a força da maré está destruindo nossas belezas naturais. Nos últimos dias, acompanhamos assustados a força das ondas destruindo o calçadão e agredindo o Morro do Careca, nosso maior cartão postal”, afirmou.

Ao citar a engorda de Ponta Negra, Álvaro Dias lembrou que o mesmo serviço foi realizado em Balneário de Camboriú, no estado de Santa Catarina, e elevou o turismo na cidade. A ampliação da faixa de areia fez com que o turismo desse um salto de 250 mil para dois milhões de pessoas visitando a cidade.

O enrocamento na praia refere-se a uma técnica de engenharia costeira que envolve o uso de blocos de concreto para proteger a linha costeira contra a erosão causada pela ação das ondas e correntes. Essa técnica já está sendo aplicada numa faixa de quase 2 mil metros de extensão, que percorre do Hotel Serhs (Via Costeira) até o início do calçadão de Ponta Negra.

Já o projeto da engorda da praia, também conhecida como recuperação de praia, é uma ação que envolve a adição controlada de areia, cascalho ou sedimentos à praia com o objetivo de aumentar sua largura e volume da faixa de areia. Essa prática é utilizada para combater a erosão costeira e restaurar as áreas de praia que foram perdidas devido a processos naturais da maré. Após o trabalho, a praia de Ponta Negra terá 50 metros de faixa de areia na maré alta, e 100 metros de faixa de areia na maré baixa.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de RN, Habib Chalita disse que o natalense que depende do turismo estava com a autoestima baixa, mas que obras realizadas pela atual gestão do prefeito estão devolvendo a confiança aos trabalhadores. “Qual é o turista que chega a Natal e não quer visitar Ponta Negra? Qual é o turista do Brasil que nunca ouviu falar de Ponta Negra?”, pontuou.

A engorda da praia oferece vários benefícios, incluindo a proteção contra a erosão costeira, a preservação de habitats naturais, a manutenção de áreas recreativas e turísticas, e a proteção de propriedades costeiras contra danos causados por tempestades.

Outras obras voltadas para este setor estão caminhando em ritmo acelerado, como a construção do Complexo Turístico da Redinha, Pedra do Rosário e revitalização do Centro Histórico. Obras importantes para preservar emprego, renda e a sobrevivência de milhares de pessoas.

E por fim, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita revelou que em alguns pontos da Praia de Ponta Negra a faixa de areia vai chegar a 180 metros na maré baixa e um desses pontos está o Morro do Careca, que vai oferecer uma maior capacidade de suporte aos ambulantes cadastrados e turistas.