Na manhã desta sexta-feira, dia 17 de novembro, uma reunião entre moradores do Bom Pastor e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi realizada para discutir a questão do lançamento de água servida no bairro, na zona Oeste de Natal.

A água servida, proveniente do esgoto doméstico ou comercial, resultante do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar, entre outros, tem sido lançada nas ruas da localidade, o que pode ocasionar problemas de saúde e causando a deterioração das vias públicas.

O foco central da discussão foi a preocupação dos moradores em relação às notificações, que estão impactando a comunidade, especialmente considerando que o bairro ainda não conta com um sistema de esgotamento sanitário.

Durante a reunião, que contou com a presença do titular da Semurb, Thiago Mesquita, do Supervisor Geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, e do vereador Luciano Nascimento alguns pontos importantes foram esclarecidos aos moradores sobre o problema.

Foi destacado que o lançamento irregular de água servida pode acarretar diversos problemas, sendo importante a consciência da população em não lançar água servida e esgoto para a rua. E que o trabalho da Semurb é constante para notificar e autuar os responsáveis por esse despejo irregular.

“Pedimos a colaboração de todos para construção das fossas e sumidouros para recepcionar seus efluentes e não jogá-los para a rua até a solução definitiva com o esgotamento sanitário”, alerta Almeida. A Semurb reiterou seu compromisso com a comunidade e informou que está à disposição dos moradores para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução do problema.

Pela Lei Municipal nº 4.100/1992 descartar água servida na rua caracteriza infração ambiental. Além disso, acarreta danos à saúde da população como a proliferação de vetores de doenças, entre elas pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, e traz prejuízos para os cofres públicos.