Após o decreto de Estado de Emergência emitido por 90 dias pela a Prefeitura Municipal, devido as fortes chuvas que assolaram a capital, o gabinete de crise instituído voltou a se reunir na tarde desta terça-feira (28), no salão nobre do palácio Felipe Camarão, para fazer um balanço das medidas emergenciais já realizadas. O comitê é coordenado pela Secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, pela secretária municipal de Defesa Social (Semdes), delegada Sheila Freitas e o Assessor Especial do Gabinete Civil, Paulo César Medeiros.

Durante a reunião, foram definidas as medidas estratégicas e integradas adotadas durante todo o dia de hoje para atender as demandas emergenciais do município, como a contenção das lagoas de captação, a desobstrução das galerias e bocas de lobos das principais avenidas, a resolução dos transtornos causados nas vias municipais, incluindo a ruptura do asfalto na ponte Newton Navarro, via estadual, mas que prontamente contou com a atuação dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), monitorando o trafégo de veículos e orientando os motoristas, até que trânsito fosse normalizado.

Durante a reunião, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou por vídeoconferência, direto de Brasília, onde foi atualizado sobre as ações realizadas aproveitando a ocasião para adiantar que já se reuniu com os Ministérios do Desenvolvimento Regional, e da Ação Social que se colocaram a disposição para atender as demandas emergenciais do nosso município.

“Falamos como o ministro Waldez Goés e ele abriu as portas da Defesa Civil para atender as nossas solicitações. As coisas estão sendo encaminhadas relativamente bem para que esse problema das fortes chuvas que atingiram a nossa cidade seja reparado o mais rápido possível com recursos direcionados principalmente às famílias desabrigadas”, relatou o prefeito.

Segundo a secretária municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, os trabalhos realizados pelo Comitê continuarão até que toda essa situação de crise seja normalizada. “Nós vamos continuar trabalhando de forma integrada com todas as secretarias, como tem sido feito desde a madrugada de hoje e o início desta manhã onde tivemos 35 ocorrências nas quatros regiões da cidade e graças a essa integração, principalmente com os serviços de Abordagem Social, e de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas) conseguimos assistir as 46 famílias desabrigadas pelos alagamentos e que já se encontram acolhidas na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal, recebendo todos os benefícios e atendimentos sociais devidos. Continuaremos monitorando a situação das chuvas. O trabalho integrado da Defesa Civil ,da Assistência Social, da Infraestrutura e também da Urbana, não vai parar até que a prefeitura municipal de Natal consiga mitigar quaisquer problemas ocasionados pelas possíveis chuvas”, finalizou a titular da Sempla.