Em decorrência da chuva atípica em Natal e na Região Metropolitana desde a noite da última segunda-feira (27), o prefeito Álvaro Dias realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira (29) com o gabinete de crise do Município, para avaliar os danos provocados pelas chuvas e adotar providências para recuperar as áreas atingidas e oferecer também ajuda humanitária.

Com chuvas acima de 300 milímetros nas quatro regiões da capital e região metropolitana, o volume foi considerado excessivo em curto espaço de tempo, o que resultou no transbordamento de onze lagoas de captação que, no momento, já foram solucionadas devido à estiagem da chuva. O gabinete de crise estima que pelo menos 1.800 pessoas foram atingidas, e que até o momento mais de 50 pessoas estão desabrigadas.

Nesta terça-feira (28), o chefe do executivo se reuniu com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília a fim de solicitar recursos para aplicar na recuperação dos estragos da infraestrutura urbana, bem como para as famílias que perderam os seus pertences. “A Prefeitura de Natal está tomando todas as providências até o momento. Conseguimos o apoio do Governo Federal que vai nos enviar o recurso para que possamos enfrentar essa tragédia sem precedentes na nossa cidade. O Decreto de Emergência que assinamos ontem e foi publicado no DOM, vai facilitar e captar os recursos para utilizar em benefício da população de Natal, e dar assistência às pessoas que estão necessitando de apoio e amparo. Vamos agir para solucionar essa problemática ocasionada pela chuva atípica e espero que a situação volte logo à normalidade”, explicou.

Segundo a diretora de Defesa Civil, Fernanda Jucá, as principais áreas danificadas estão relacionadas ao transbordamento de lagoas. “Temos equipes atuando nas quatro zonas da cidade e as demandas chegam através do Ciosp e dos órgãos municipais. A Prefeitura de Natal, através do Gabinete de Crise, está atuando rigorosamente em defesa da população de Natal”, afirmou.

A Prefeitura de Natal decretou por 90 dias situação de emergência. A medida foi publicada em edição extra nesta terça-feira (28) do Diário Oficial do Município. No texto, a Prefeitura considera o transbordamento de lagoas de captação, imóveis alagados com perdas de móveis pelos moradores, crateras abertas pela cidade, pequenos deslizamentos em encostas, quedas de árvores e casas em situações de risco de desabamento. Em virtude das chuvas, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), reforçou o trabalho de monitoramento das regiões de risco de desabamento com o objetivo de prevenir desastres e proteger a população que mora no entorno dessas áreas.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Infraestrutura  (Seinfra), Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Mobilidade Urbana (STTU), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Governo (SMG), Comunicação Social (Secom), Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal.

Dados
Desde a última segunda-feira (27), a Prefeitura de Natal através do seu gabinete de crise, recebeu em média cerca de 50 chamados que foram atendidos pelo Ciosp. Ao todo, onze lagoas de captação transbordaram; dessas onze lagoas estima-se que 1.800 pessoas foram afetadas e 7.200 foram desalojadas. Aproximadamente 50 pessoas desabrigadas, na Escola Estadual Dom Avelino Dantas, localizada ao lado da lagoa do Santarém.