A prefeita Micarla de Sousa empossou às 11h desta quinta-feira (7), a nova secretária municipal de saúde de Natal (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio, em solenidade que ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal.

No evento, a prefeita destacou que para a escolha do gestor ideal para assumir a secretaria, na atual conjuntura, analisou duas características importantes: vasto conhecimento técnico sobre a área e capacidade de liderar. “Sempre soube dos grandes desafios enfrentados no setor da saúde, mas só tomei conhecimento das suas reais proporções quando assumi a prefeitura. Escolhi uma mulher de muita coragem para estar a frente da SMS, Tânia Sampaio, que reúne estas características”, afirmou Micarla de Sousa.

A nova titular da SMS tem larga experiência na área de Saúde e em Educação e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ana Tânia, que prestava consultoria em gestão do SUS no município de São Gonçalo do Amarante, deixou o cargo para assumir a secretaria em Natal. “Temos consciência de que é um grande desafio, mas nossa prioridade de curto prazo é colocar a rede para funcionar de forma equitativa e ágil”, explicou.

Ana Tânia apontou a valorização dos servidores como ponto crucial para a renovação da SMS de Natal e, consciente dos problemas enfrentados pela pasta, declarou que a situação não mudará do dia para a noite. “A saúde não é um problema exclusivo de Natal, e sim de todo o Brasil”, afirmou a titular da SMS.

A secretária disse ainda que uma das suas prioridades será unir todos setores ligados à saúde, como Universidades, Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), classe médica e órgãos civis em prol da melhoria da qualidade do atendimento à população.

Providências

Entre as medidas que serão implantadas a curto prazo estão a definição dos suprimentos de fundos para os Distritos Sanitários (para que estes tenham autonomia para resolver pequenos problemas), a resolução dos entraves que estão obstruindo a prestação de serviços e a diminuição da demanda de pessoas doentes.

Segundo a secretária o grande desafio a ser enfrentado é a falta de uma política nacional de recursos humanos por parte do SUS para os servidores da saúde. “Cobraremos do Governo Federal uma política para os servidores”, ressaltou Tânia Sampio.

“Estou muito satisfeito em abrir mão do serviço prestado por Tânia Sampaio, para que a capital potiguar pudesse ter a frente da SMS alguém realmente qualificado para o posto. Com a melhora da saúde pública em Natal toda a região metropolitana sai ganhando”, ressaltou o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, presente na solenidade.

Currículo

Ana Tânia Lopes Sampaio formou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especializou-se em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também fez especialização em Educação em Saúde na Universidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, além de ter se aperfeiçoado em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde, ainda pela ENSP/Fiocruz. A secretária é ainda mestre em Enfermagem e doutora em Educação pela UFRN.

Servidora do Ministério da Saúde/Funasa desde 1986, Ana Tânia foi secretária municipal de Saúde de Macaíba entre os anos de 1993 e 1996, mesma época em que foi presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde do RN (Cosems). Atuou ainda como coordenadora de Educação em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1997 e 2003.

Em seu currículo também constam a posição de tutora do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (PITS) do Ministério da Saúde, de 2001 a 2003, e da Coordenadoria de Educação em Saúde do Ministério entre os anos de 2004 e 2006. Atualmente Ana Tânia é vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no RN, cargo que ocupa desde o ano passado, assim como o de professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Facex.