A maior e mais tradicional micareta do Brasil movimentou a capital potiguar durante o fim de semana. A 32ª edição do Carnatal foi considerada um sucesso de público. De acordo com a organização, mais de 70 mil pessoas participaram da festa ao longo de sua realização. Com a presença de artistas consagrados como Bell Marques, Ivete Sangalo, Anitta, Claudia Leitte, Léo Santana e da Banda Grafith, verdadeiras multidões não seguraram a emoção e fizeram a festa dentro do circuito da festa. Um dos foliões mais animados foi o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que acompanhou os três dias de programação ao lado da primeira dama do Município, Amanda Dias.

“Não poderia deixar de participar do Carnatal, um evento que é uma das principais marcas da nossa cidade, responsável por levar e divulgar o nome de Natal pelo Brasil e mundo afora. Foram três dias de muita alegria, animação e descontração”, disse Álvaro. O prefeito comentou ainda sobre a importância do evento para a economia do Município e seus impactos positivos para o turismo: “Essa é uma ótima oportunidade para mostrarmos nossas potencialidades e belezas, atraindo turistas, movimentando a economia local e contribuindo para gerar emprego e renda para todos. Do grande empresário ao pequeno vendedor ambulante todo mundo fatura com essa festa magnífica. Se no ano passado, segundo uma pesquisa da Fecomércio/RN foram movimentados cerca de R$ 60,8 milhões com a festa, acredito que esses valores serão ultrapassados em 2023”, destacou o prefeito Álvaro Dias, lembrando que a gestão municipal é parceira da iniciativa, inclusive, o Carnatal está inserido na programação do Natal em Natal.

A Prefeitura também contribuiu para a realização do evento de diversas formas. A secretaria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) esteve presente nos três dias do evento com duas iniciativas voltadas ao combate à violência contra a mulher, que encerraram a campanha dos “16 dias de ativismo”, um movimento global que ocorre anualmente e tem como objetivo mobilizar a sociedade na conscientização e prevenção da violência contra mulheres.

As equipes da Semul fizeram distribuição de material informativo, colaram adesivos nos foliões com mensagens como “Não é não” e “Pedi para parar, parou”. No domingo, a abertura da festa foi feita pelo “Batuque das Mulheres”, iniciativa do Grupo Game, que realiza um trabalho sociocultural com a população do bairro da Redinha. Elas saíram pelo corredor da folia, levando à mensagem do respeito e do combate a violência contra as mulheres. Já a secretaria municipal de Saúde (SMS) fez um trabalho de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de preservativos masculinos e femininos entre os foliões.

A secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) esteve de prontidão com a sua operação de trânsito e transporte, organizando o tráfego na região do evento. A Guarda Municipal de Natal (GMN) também teve a sua parcela de participação contribuindo com o patrulhamento e segurança da parte externa do Carnatal. A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) foi responsável pela limpeza da área externa do evento. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) fizeram o monitoramento no entorno da Arenas Dunas e não foram identificadas situações de trabalho infantil ou de pessoas em situação de rua que demandassem intervenção.

O evento

A folia teve início na sexta-feira (08) com os blocos O Vale, que foi comandado pelas cantoras Anitta e Alinne Rosa. Na sequência, Bell Marques assumiu a avenida com o tradicional Vumbora. No sábado (09), a abertura da festa foi com Bell Marques e o Vumbora. Ele foi sucedido por Cláudia Leitte e o seu irreverente bloco “Largadinho”. Coube ao Gigante Léo Santana encerrar a segunda noite de festejos com o bloco “Vem com o Gigante”.

O cansaço não teve vez para o público. Ainda com muita energia e animação, o domingo (10) contou com a terceira apresentação de Bell Marques no “Vumbora”, seguido de Ivete Sangalo no bloco “Village”. O encerramento se deu em grande estilo com a banda preferida do povo potiguar. Grafith quebrou todas as estruturas do corredor da folia e colocou a galera para dançar com todos os sucessos de sua trajetória de mais de 35 anos.