A “Operação Verão” coordenada pela Prefeitura de Natal terá início neste mês e seguirá até o final da alta estação. Durante o período, a gestão municipal vai intensificar a fiscalização já existente ao longo da orla da cidade para coibir atividades ilegais, a presença de ambulantes não cadastrados junto aos órgãos públicos, ordenar os passeios públicos e oferecer mais segurança para comerciantes e frequentadores das praias. A novidade para este ano fica por conta da implementação do “Quiosque 06”, em Ponta Negra. O local será um espaço de ação integrada de serviços públicos municipais com funcionamento diário e presença em escala de plantão, com registro em ata das solicitações que chegarem.

“Como Ponta Negra é o principal cartão postal da cidade e há uma maior presença e movimentação na região, a operação terá um olhar especial para o local. Enquanto poder público, vamos atuar para disciplinar a região, trazer mais segurança e coibir qualquer tipo de irregularidade. Toda a gestão municipal, por determinação do prefeito Álvaro Dias, está focada em oferecer uma experiência satisfatória para quem frequentar nossa orla”, destacou a secretária executiva de Concessões e Parcerias Público Privadas do Município, Danielle Mafra.

As equipes da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) vão atuar para orientar o tráfego na região. Além disso, em parceria com a Companhia de Trânsito da Polícia Militar do RN, diversas blitze serão realizadas para evitar a passagem irregular de motocicletas pelo calçadão de Ponta Negra. Os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal também estarão presentes para orientar e observar o cumprimento da legislação pelos permissionários dos quiosques e comerciantes.

O comércio informal também será regulado. A Prefeitura, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), fez um chamamento público e cadastrou 441 vendedores ambulantes, atuando em Ponta Negra. Para ordenar essa atuação, a secretaria vai distribuir coletes e crachás, identificando o tipo de segmento em que cada um trabalha como: artesanato, bebidas, alimentação e moda praia.

“Estamos em um contexto de crise econômica, viemos de uma pandemia avassaladora e muita gente partiu para a atividade informal. Entendemos esse contexto e não é interesse da gestão municipal coibir ou tolher o direito do cidadão ter o seu sustento de maneira honesta, mas tudo será realizado de maneira organizada, seguindo as regras e orientações da gestão”, disse Danielle. Os agentes de segurança da Guarda Municipal de Natal também estarão de forma permanente no patrulhamento ostensivo da orla da cidade. O aplicativo Natal Digital também contará com um canal exclusivo para recebimento de denúncias e sugestões relacionadas a orla pública e suas necessidades.

Além da parte de mobilidade urbana e segurança pública, a Prefeitura também melhorou a infraestrutura local para o período da alta estação. Os seis conjuntos de banheiros e chuveiros estão sendo recuperados pela secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que também fez um trabalho efetivo de recuperação da iluminação pública. A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) é outro órgão da administração que estará presente e atuará de forma ainda mais intensa na limpeza da orla.

A “Operação Verão” da Prefeitura de Natal vai contar com uma força tarefa integrada por equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Saúde, (SMS); Mobilidade Urbana (STTU); Urbana; Serviços Urbanos (Semsur); Instituto Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Natal); Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e Turismo (Setur).