Nesta sexta-feira (15), durante reunião com titulares do secretariado municipal, no gabinete da Ribeira, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou para o final deste mês de dezembro, a entrega das obras de enrocamento e defesa costeira promovidas na praia de Ponta Negra, no litoral Sul.

Realizada pela gestão municipal, a obrai implanta 19 mil blocos de concreto em uma estrutura com mais de 1.173 metros de extensão, que vai da altura do hotel Serhs até o início do calçadão de Ponta Negra. O enrocamento é a preparação para a obra de engorda da praia de Ponta Negra, e o total dos dois projetos é orçado em R$ 110 milhões.

“A conclusão do enrocamento é uma notícia muito importante para toda a cidade de Natal e para todos aqueles que querem a preservação da nossa via costeira. Agora, com os reforços desses blocos de concreto, feitos através da utilização de uma tecnologia holandesa, protegemos não só a infraestrutura do nosso litoral que sofria com os avanços da maré alta, como também investimos em uma obra fundamental para o progresso e, principalmente, para o turismo preservando milhares de emprego de tantas pessoas que trabalham e sobrevivem da nossa principal atividade geradora de emprego e renda na cidade de Natal. É uma grande satisfação, depois de muita luta, ver esta etapa do enrocamento concluída”, revela o prefeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, (Seinfra) os dois projetos (enrocamento e engorda) incluem três etapas: enrocamento, a construção de escadarias e rampas de acesso à praia (onde serão investidos R$ 23,5 milhões), e por último, a engorda, como explica o titular da Seinfra, Carlson Gomes.

“Estamos concluindo o processo de enrocamento pelos blocos de pedras colocados ao longo da praia para proteger o calçadão do avanço do mar. Além disso, temos ainda a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia e, por último, a engorda, que se trata de um aterro que será colocado ao longo de quatro quilômetros na enseada de Ponta Negra”, diz.

Para a secretária municipal de planejamento (Sempla), Joanna Guerra, que vem monitorando o gerenciamento das obras estruturantes do município, ao lado do prefeito Álvaro Dias, a conclusão desse projeto do enrocamento, é bastante positiva porque mostra a capacidade da gestão em cumprir os cronogramas das obras realizadas em todas as regiões da cidade.

“É muito gratificante acompanhar a conclusão não só desse projeto do enrocamento como também de outras obras realizadas pelo prefeito em Natal, porque só demonstra o compromisso e o interesse da gestão em poder prover as regiões de norte a sul da cidade, com benefícios a serem entregues o quanto antes para a população”, revela.

Presentes à reunião, o procurador geral do Município, Thiago Tavares, secretário de governo Joham Xavier, a secretária de PPP, Danielle Mafra, a secretária de mobilidade urbana, Daliana Bandeira, o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, secretária da Sempla, Joana Guerra, secretário de Comunicação, Heverton Freitas e do secretário adjunto de Comunicação, Marcos Alexandre.

.