Uma bela atividade de lazer está mudando a rotina da Casa de Passagem III. Os adolescentes acolhidos na Casa, juntamente com a equipe técnica, formada por educadores sociais e guardas municipais estão cultivando uma horta em um espaço que antes era ocioso. “A horta está envolvendo os adolescentes e os deixando muito empolgados. Quem idealizou o projeto foi o Guarda Municipal de Natal, R. Vale. Ele começou incentivando os meninos e logo a atividade contagiou os profissionais da casa. "A horta é um sonho realizado”, afirma Rejane Maria Bruno, Coordenadora da Casa de Passagem III.

Agora a Casa tem várias hortaliças e plantas frutíferas. “Temos aqui plantação de melancia, melão, alface, repolho roxo, coentro, pimentão e cebola. A horta tem sido uma excelente ocupação para os adolescentes tanto no sentido ocupacional, quanto no emocional. Percebemos que através do plantio, eles estão desenvolvendo o cuidado pela terra e a consciência da preservação ambiental. Além disso, acredito que o trabalho com as plantas pode transformá-los, e ainda desenvolver ainda mais afetividade”, afirma a Coordenadora da Casa.

O Guarda Municipal de Natal, R. Vale, está muito entusiasmado com o resultado do trabalho. Diariamente, ele leva aos adolescentes textos e informações sobre plantio e as técnicas para que eles possam se aperfeiçoar. “Percebi que tira-los da ociosidade foi muito positivo. Ao plantar, eles desenvolvem o amor pela vida.”, afirma R. Vale.

Sobre as Casas de Passagem

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório. Em Natal, há três delas. A unidade I atende crianças de 0 a 6 anos de idade. Na unidade II são crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos e cujos direitos tenham sido violados.

Em 2009 entraram na Casa de Passagem I 95 crianças. Destas, 20 foram adotadas e 60 desligadas para famílias extensas. Em 2010 entraram 19 crianças, das quais 5 ganharam nova família e 8 foram desligadas.

Já na Casa de Passagem II, no ano de 2009, foram acolhidas 114 crianças. Destas, nenhuma foi adotada, e 16 foram desligadas. Já em 2010, foram contabilizados até julho 45 acolhimentos, das quais três crianças foram adotadas e 12 desligadas.

Na Casa de Passagem III, foram 434 adolescentes acolhidos em 2009, dos quais 44 foram desligados. O restante outros foram encaminhados para o CREAS, Busca Ativa e os demais estão evadidos. Em 2010 foram acolhidos 95, e até julho foram desligados 19, ou seja, retornaram para a família de origem ou família extensa. Atualmente, a Casa III conta com 73 acolhidos. Nenhum adolescente foi adotado em 2009 e em 2010.