A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do programa Banco de Alimentos, entregou nesta sexta-feira (2), mais de meia tonelada de alimentos à associação Amigos do Coração da Criança - AMICO, entidade sem fins lucrativos que atende crianças cardiopatas. Os produtos foram arrecadados durante as festividades do Natal e Natal.

A secretária da Semtas, Andréa Dias,  a diretora do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), e Marlene Ramalho,  e a equipe técnica do Banco de Alimentos participaram da entrega, que contou com a participação dos colaboradores da casa. Na oportunidade a titular da Semtas, aproveitou para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pela instituição.

"É muito importante essa parceria, que beneficia instituições da nossa cidade e atende a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar. A gestão Álvaro Dias, vem se empenhando cada vez mais para mudar essa realidade.  o mais importante do programa, é auxiliar o acesso ao alimento para quem mais precisa. É uma satisfação estar aqui, todos  podem acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, pessoas em vulnerabilidade, são os grupos beneficiados por esta rede”, enfatiza.

O Programa Banco de Alimentos atende mensalmente 26 instituições, beneficiando aproximadamente 5.564 pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no município. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Muito agradecida, Eduarda Ferreira, gerente administrativa da Amico, contou que atualmente a instituição atende mais de 150 crianças por mês e quase 2.000 mil crianças por ano “ Essas doações são essenciais para que nossas famílias possam ter assistência alimentícia, que as crianças que chegam em nossa casa, elas precisam desses alimentos. Então quanto mais  doações o banco receber, mais instituições serão beneficiadas. Obrigado pelas doações”, contou

O Programa Banco de Alimentos é uma importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. O Programa atende mensalmente 29 instituições, beneficiando aproximadamente 5.564 pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no município. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos.