Em clima de paz, amor e descontração, centenas de foliões natalenses e turistas compareceram ao Polo Ponta Negra, na Praça Ecológica (Praça dos Gringos), na noite de ontem (7), para prestigiar a 20a edição do Ensaio Geral do Carnaval 2024, promovido pela Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte), com o apoio de diversas secretarias. A realização é da Band RN. O portal iBandRN e o canal da Band no YouTube transmitiram a festa ao vivo. Pela organização e empolgação do público, a folia de Momo, versão 2024, será das melhores já realizadas na capital potiguar. 

O esquenta começou por volta das 19h com a cantora Larissa Costa agitando a galera com axé, frevo e muita energia. Em seguida, a cantora Cida Lobo e banda subiram ao palco e não deixaram ninguém parado, com overdose de frevo axé. Logo depois, o cantor Kanelinha, Cris Fernandes e a banda Folia botaram todo mundo para dançar com sua música percussiva e envolvente. Sem perder o ritmo, o grupo de samba e choro, Rosas na Cartola, deu seu recado, empolgando o público. Para manter a Praça dos Gringos em alta temperatura, o cantor Bruno Stein sucedeu Rosas na Cartola. A sambista Analuh Soares encerrou a noitada em grande estilo, desfiando seu repertório grávido de sambas. 

Aprovação 

Aproveitando a folga do hospital, a enfermeira Cinthia Silveira, 26, compareceu ao Ensaio Geral e aprovou as atrações. Para ela, o esquenta em Ponta Negra foi perfeito porque coincidiu com a folga da unidade hospitalar em que trabalha. “Quando vi a programação da Prefeitura me senti feliz porque era a oportunidade que eu tinha de curtir o carnaval. Também pretendo conferir As Kengas, no domingo, no Centro Histórico. Gosto muito de carnaval e este ano a programação da Prefeitura está excelente”, assinalou. 

Hélder Carvalho, 31, analista de TI, é outro entusiasta do carnaval natalense. Ele e mais três amigos foram curtir o Ensaio Geral, em clima de descontração: “Está muito agradável aqui em Ponta Negra. Marchinhas, axé, frevo, samba, gosto de tudo isso. E o carnaval deste ano promete ser dos melhores. A partir de hoje é só curtição e felicidade com os parças”.   

Abertura 

O Carnaval em Natal 2024 será aberto oficialmente hoje (8), pelo prefeito Álvaro Dias, no Polo Petrópolis, localizado na rua Trairi. Na ocasião,  o chefe do executivo municipal entregará as chaves da cidade ao Rei e à Rainha do Carnaval natalense. A programação começa às 16h, com um desfile de grupos da cultura popular com a Banda Independente da Ribeira, homenageada do carnaval deste ano. A concentração será no Largo do Atheneu. De lá, o cortejo seguirá para a rua Trairi. 

Acessibilidade cultural 

Uma das novidades do Carnaval 2024 é a disponibilização de uma área para Pessoas com Deficiência (PcD), no Polo Ponta Negra. A área, que também será disponibilizada no Polo Petrópolis, tem a dimensão de 6m x 14m e fica em frente ao palco dos shows (front stage). Estão sendo oferecidas 50 vagas para Pessoas com Deficiência, mais um acompanhante, totalizando 100 pessoas. O credenciamento pode ser feito pelo aplicativo Natal Digital, a exemplo do São João e do Natal em Natal.