Os usuários do Cadastro Único em Natal, contam agora com uma nova unidade, exclusiva para a realização e atualização cadastral.  A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, entregou na manhã desta quinta-feira, 08, às 11h, a Terceira Unidade do Cadastro Único no município. Localizada estrategicamente no Shopping Via Direta,  às margens da Av. Salgado Filho, a nova unidade visa aprimorar o atendimento para cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

A secretária da Semtas, Andréa Dias afirmou que o local foi pensando para melhor atender a população em vulnerabilidade “É um momento de muita alegria, estamos inaugurando mais uma unidade de Cadastro Único, são poucas capitais que tem unidades exclusivas para essa finalidade, esse é um grande avanço na gestão do prefeito Álvaro Dias. É uma unidade toda estruturada, com conforto e segurança para bem atender aos nossos usuários. Temos 30 pessoas treinadas e capacitadas para fazer um bom atendimento à população”, disse.

Comprimentando a todos, a coordenadora do novo equipamento, Vonik Luana, falou emocionada da importância do novo espaço. “ É com grande satisfação e alegria, que nos reunimos aqui hoje para inaugurar a unidade 3 de cadastro único da prefeitura do Natal. É um momento significativo para todos nós, que fazemos o cadastro único daqui de Natal, pois ele representa o compromisso do poder público  em ampliar os serviços ofertados e a concretização de um projeto construído por muitas mãos, que tem por objetivo principal a garantia de direitos de famílias em vulnerabilidade social. Agradeço a todos que contribuíram para estarmos aqui hoje”, agradeceu.

A nova unidade contará com 30 servidores e entrevistadores prontos para oferecer serviços que vão desde a inserção no Cadastro Único até a emissão de folha de resumo, passando por atualização de dados, consulta de benefícios sociais e esclarecimento de dúvidas. Atualmente,  Natal possui mais de 120 mil famílias inseridas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para a inclusão nos programas sociais.

O deputado estadual Adjuto Dias, ex-secretário da Semtas, participou da solenidade de entrega do novo prédio. Em sua gestão, a pasta criou o CMTE e ampliou diversos serviços da rede socioassistencial. “Eu tive a oportunidade de ser secretário da Semtas, conhecer os diversos serviços que tem na secretaria, em especial conhecer o Cadastro Único, esse equipamento tão importante para as famílias vulneráveis. Então, é importante termos essa dimensão da importância do cadastro único, sendo essa mais uma unidade aberta para atendimento a população, além dos diversos serviços que tem a Semtas, serviços importantes, Banco de Alimentos, as unidades de acolhimento e atendimento para as pessoas em situação de rua,  dentre tantos outros serviços importantes”, falou.

A solenidade contou com a presença dos secretários municipais da Sempla Joanna Guerra, de turismo Ohana Fernandes, Esporte e Lazer Rafael Mota, Adjunta da Semtas Ana Valda Galvão e demais autoridades.

Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Utilizadas pelo Governo Federal, Estados e municípios, essas informações visam implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Famílias de baixa renda que ganham até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos de renda mensal total podem se inscrever para receber benefícios.