O Aeroporto Internacional Aluízio Alves está sob nova direção. A Zurich Airport Brasil assumiu, oficialmente, nesta segunda-feira (19), as operações do terminal aeroviário de Natal. O prefeito Álvaro Dias participou do ato solene que marcou a chegada da empresa do grupo Zurich Airport, que também tem 100% da operação dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. A cerimônia contou ainda com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da governadora do Estado, Fátima Bezerra, além de autoridades de todas as esferas governamentais.

“Saudamos a chegada da Zurich AirPort, desejando sucesso nesse novo momento do Aeroporto de Natal. Confiamos na capacidade de trabalho da empresa, que opera os dois melhores aeroportos do país. As perspectivas são muito positivas com o anúncio de novos investimentos para ampliar o número de voos, exportações e prospecção de novos negócios”, destacou Álvaro Dias, que parabenizou o trabalho do Ministro Silvio Costa Filho no processo de transição entre a Inframérica e a Zurich AirPort.

O prefeito enalteceu ainda a importância da nova operação para o crescimento e desenvolvimento do turismo de Natal: “Com o potencial inigualável de belezas naturais que a cidade possui, bem como o desenvolvido pela gestão com foco na melhoria da infraestrutura da cidade com a execução de obras como a engorda da Praia de Negra, o novo Complexo Turístico da Redinha, a requalificação da Pedra do Rosário, bem como a realização de eventos como o carnaval, São João e Natal em Natal, tudo isso aliado a filosofia de sucesso do trabalho da Zurich AirPort tenho a plena convicção de que o turismo de Natal viverá um momento alvissareiro”, comentou o chefe do executivo do poder executivo da capital Potiguar.

Também presente à solenidade, a secretária municipal de Turismo de Natal, Ohana Fernandes, o informou que a gestão municipal vai intensificar ainda mais o trabalho de divulgação e promoção do destino Natal em feiras e eventos nacionais e internacionais: “Agora no final de fevereiro vamos participar novamente da BLT em Lisboa e na sequência teremos a feira WTM. Esses são dois dos mais importantes eventos de turismo da atualidade e nós estaremos lá para divulgar a nossa cidade com o objetivo de atrair mais visitantes para fomentar a nossa principal atividade econômica”, disse a secretária.

Aeroporto Internacional Aluízio Alves

Em fase de operação assistida desde 17 de janeiro de 2024, o grupo suíço Zurich Airport venceu a licitação pública para operar o Aeroporto de Natal (RN) em maio de 2023. A nova concessionária detém 100% do aeroporto - que atualmente tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano - e irá operá-lo até 2054. O acordo garantiu o pagamento de R$ 320 milhões à antiga concessionária.

Algumas melhorias no terminal já estão planejadas para 2024, como novidades na área comercial e estacionamento, melhorias nos sistemas de climatização dos ambientes e ações para melhorar a experiência dos passageiros, que refletem o estilo do grupo suíço em operar aeroportos. Além disso, a empresa vai analisar potenciais de desenvolvimento logístico e imobiliário e buscar melhorar a conectividade da malha doméstica e internacional. Atualmente, os dois melhores aeroportos do país na avaliação dos passageiros segundo a pesquisa oficial do setor, Florianópolis e Vitória, são administrados pela Zurich Airport Brasil. As iniciativas serão apresentadas na cerimônia do dia 19 de fevereiro.

O Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, é a principal porta de entrada da capital do Rio Grande do Norte, complementa o portfólio da Zurich Airport no Brasil – composto pela concessão de 100% dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé e participação no aeroporto de Confins - Belo Horizonte.