O Setor de Micro Crédito, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, superou todas as expectativas de atendimento em 2010. De janeiro a agosto foram mais de 7.849 micro empreendedores beneficiados. A atuação do Setor é fundamental porque consiste na intermediação da população que deseja expandir o seu pequeno negócio com as instituições financeiras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPS. “O nosso grande objetivo com esse trabalho é a inclusão social”, afirma Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo.

O sistema funciona da seguinte maneira: o micro empreendedor interessado no crédito deve procurar uma das três unidades de funcionamento do Microcrédito em Natal (relacionadas abaixo). A partir daí, é realizado um Plano de Negócios (basicamente consiste em um estudo de viabilidade econômica do empreendimento) que é enviado às instituições financeiras para análise de crédito. Dentre as instituições parceiras estão: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Credinatal e Caixa Econômica Federal. Se o banco aprovar o crédito, o micro empreendedor terá uma taxa de juros diferenciada, de 1 a 3% apenas. Podem participar pessoas que não tenham registro no SPC e SERASA, e não possuam vínculo empregatício (com exceção de professores).

“Podem ser financiados valores de R$ 500,00 (quinhentos reais) até R$ 10.000,00 (dez mil reais) dependendo da linha de crédito escolhida pelo proponente. O valor pode ser utilizado tanto como capital de giro, como para aquisição de novos equipamentos”, explica o Diretor.

Ainda de acordo com o Diretor do Departamento de Empreendedorismo, antes do micro empreendedor receber o crédito, a Semtas oferece um curso de Gestão de Negócios com carga horária de 40h/aula para que o valor do crédito seja bem utilizado. “Muitas vezes, após o curso, as pessoas percebem que não precisam mais do crédito e passam a impulsionar o seu negócio a partir de outra estratégia, o que é fantástico”, ressalta o Diretor.

O Setor foi bastante procurado no primeiro semestre de 2010. De janeiro a agosto, o foram realizados mais de 5.101 atendimentos internos e 2.748 atendimentos externos, (que são realizados pelos agentes de crédito da Prefeitura do Natal). Foram ainda 63 intermediações financeiras junto às instituições de crédito, totalizando um volume de crédito liberado de R$ 156.155,00 00 (cento e cinqüenta e seis mil, cento e cinqüenta e cinco reais) feito através de encaminhamentos para instituições parceiras e projetos de viabilidade econômica. O setor de Micro Crédito realizou também 40 inclusões bancárias, ou seja, abertura de contas do Banco Popular do Brasil.

“Queremos cada vez mais promover o empreendedorismo para facilitar a geração de renda para as famílias de Natal. Essa é mais uma oportunidade para que o cidadão que esteja em situação de desemprego possa se erguer e mudar de vida”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges

Os atendimentos nas unidades do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda I e II são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. E na Agência de Micro-Crédito da Zona Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LOCAIS:

Centro Público I – Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-5025
Centro Público II – Praça Padre João Maria, 78 – Cidade Alta. Fone: 3232-4939
Microcrédito Agência Norte – Avenida João Medeiros Filho, s/n, Box 121. Praça Iapissara Aguiar, Panatis. Fone: 3232-8223